sexta-feira, novembro 28, 2008

Sem comentários


É desta que fico traumatizada e nunca mais faço testes.
No link supra, fiz o teste "Que filme clássico seria?" e saiu-me "O Monte dos Vendavais", resultado que diz ser o meu objectivo na vida procurar o amor verdadeiro. No "Que líder Mundial seria?" sai-me este lindo resultado.
Como é que sai um resultado destes a uma mulher com os sólidos valores de Norte, temente a Deus e respeitadora da moral e bons costumes, é que não percebo.
Vou ali gastar uma pipa de massa à Faneca, a ver se me recomponho.

Salsichas em bardana

“There’th fresh walago*, noggin**, thclot***,thwinefleth and thauthageth,’ said Igor, still clearly upset about the trophies. ‘I’ll thop tomorrow, if her ladythip giveth me inthtructions.’
‘Is swineflesh the same as pork?’ said Vimes. People in drought-stricken areas would have paid good money to have Igor pronounce sausages.
‘Yes,’ said Inigo.
‘And what is in the sausages?’
‘Er, meat?’ said Igor, looking as though he was ready to run.

*A kind of pastry made from curtains

**Buckwheat dumplings stuffed with stuff

***Bread made from parsnips, and widely considered to be much tastier than the dull wheat kind”

in The Fifth Elephant de Terry Pratchett (livro que se passa numa terra fictícia do Discworld, Überwald. Qualquer semelhança com a Alemanha, não é pura coincidência).




Bem, não há dúvidas que a Alemanha é a terra das salsichas. Este prato da Weisses Bräuhaus mostra cinco tipos diferentes.



Mas a Alemanha não se limita às salsichas. Esta é outra especialidade do meu agrado, umas simpáticas massinhas, designadas Spätzl, que costumo comer no restaurante alemão em Lisboa, Pano de Boca, no Teatro Aberto, e que recomendo vivamente.




Não verão aqui peixe, não só porque é contra a minha religião comê-lo, mas também porque na Baviera, o pessoal gosta é de carne (ah, grande região). Isto é Leberkäse, uma espécie de produto de charcutaria que parece um fiambre mais fino. Altamente recomendado também.






Tinha decidido pôr só umas salsichas aqui, para não vos dar uma overdose, mas estas eram tão lindas, que não resisti. E eram bem boas também.



Esta especialidade não é alemã, mas austríaca, mas vão encontrá-la em abundância dos dois lados da fronteira. Chama-se Schnitzel (única palavra daqui sem "umlaut" ;), é um panado de porco. Este é à moda de Viena, apesar de ter sido comido em Salzburgo.

Com isto não se esgotam os posts culinários. Este foi o post do que se espera comer na região, o próximo será sobre o que não se conta comer na região, mas come-se à mesma ;)


quarta-feira, novembro 26, 2008

Carta ao Pai Natal – Não digas que não avisei



Querido Pai Natal

Como já reparei nos anos anteriores que isto não vai lá com falinhas mansas, vou tentar uma nova abordagem este ano.
Tenho acordado como a fotografia que anexo todos os dias das últimas duas semanas, pelo que a tua integridade física pode estar em risco se eu for contrariada. Quem te avisa, teu amigo é.
Cá está a lista de prendas desejadas deste ano. Já tenho visto por outros blogues que o pessoal tem sido muito exigente, mas eu só quero livros, por isso, fico-te baratinha.
Cá vão eles, com a dica que a Fnac vai ter noite aderente com direito a 10% de desconto nos dias 27 e 28 deste mês:

· Andric, Ivo
O Pátio Maldito

· Bryson, Bill (estes só em inglês, se faz favor)
A Walk in the Woods
The Life and Times of Thunderbolt Kid

· Feliciano, Héctor
O Museu Desaparecido

· Harris, Robert (estes só em inglês se faz favor)
Pompeii
The Ghost

· Lukianenko, Serguei (reservado para a ajudante do Pai Natal K)
Os Guardiães do Dia

· Pamuk, Orhan (reservados para a ajudante 4+1)
Neve
Istambul – Memórias de uma Cidade

· Pérez-Reverte, Arturo
Um dia de Cólera

· Yalom, Irvin D.
De Olhos Postos no Sol (este pode ser em inglês ou português)

E pronto, já está. Ninguém pode dizer que estou a ser pouco razoável.
Cumprimentos à Sra. Natal e aos duendes.
Com os melhores cumprimentos

Precious

terça-feira, novembro 25, 2008

Tinha tanta coisa para dizer...

Entre as peripécias que tenho passado, a língua que ando a aprender, mais fotos da última viagem, a carta ao ranhoso das barbas, mas...
Por motivos de cansaço, falta de tempo e de imaginação, num dá.
Alguém me dispensa um bocadinho de tempo e paciência? Estão em falta neste burgo.

quinta-feira, novembro 20, 2008

Insólitos segmento religioso

Porque isto de ir para o céu é aborrecido e o inferno está mais quentinho e sabe melhor nesta altura.
Cá ficam uns pequenos insólitos religiosos 100% alemãos.




Poderão vocês perguntar por que é este insólito religioso. Pois, está numa das paredes exteriores de Frauenkirche e isso basta-me para o qualificar assim.
Ora, uma mulher de cotovelo encostado a uma caveira, temos de concordar, não se vê todos os dias. A não ser que se more na praça da Frauenkirche ou fique em caminho para o trabalho...


Admito que este JC não é em bom como o da Lituânia (http://aqui-ali-e-acola.blogspot.com/2008/05/mos-ao-ar.html), mas jogam no mesmo campeonato.
Sim, eu também deveria ficar muito contente se ressuscitasse após uma morte prematura aos 33 anos, mas espero que não tivesse a mesma expressão facial que este imberbe...



Não fora este último insólito e Frauenkirche faria o pleno. Sim, o Cristo da foto anterior é de uma capela da mesma igreja.
Mas este é de outra. Não me perguntem qual, que a idade traz o esquecimento.
E o que tem este Cristo de especial? Não vou dizer. Adivinhem nos comentários, para eu ver se terei companhia no meu caldeirãozinho no quinto anel do inferno ;)

quarta-feira, novembro 19, 2008

Torres Gémeas

Há tanto para dizer sobre Munique, que foi difícil decidir o que incluir.
Mas este que será o mais importante ex-líbris da cidade, Frauenkirche, não pode passar sem alusão.



As torres gémeas desta igreja vêem-se de muitos pontos da cidade, de vez em quando, surpreendendo-nos ao dobrar uma esquina.






O museu da cidade inclui este monumento nas coisas que são típicas de Munique. Aqui está a bela da igreja com as suas torrezinhas entre umas salsichas e um Brezen, ambas especialidades gastronómicas do agrado desta escriba.






Aqui está a vista quase aérea da coisa. Do alto da Câmara Municipal, têm-se uma bela vista desta igreja. Será melhor do que a torre que tem a fama de ter a melhor vista da cidade, igreja de S. Pedro, uma vez que fica mais perto.



E aqui estão as torres mais de perto.
Optei por não mostrar aqui o interior e outros pormenores macacos do exterior por entrarem noutra categoria, a dos insólitos, ainda por cima religiosos, como eu, herege-mor e leitores deste blog, hereges honorários, gostam.


VOCÊ DECIDE -
O que querem ver a seguir: Alimárias alemãs, insólitos religiosos, insólitos laicos ou comidinha? Votação nos comentários, fachavor.

terça-feira, novembro 18, 2008

Em Innsbruck...


Além de haver ruas estreitinhas, cheias de lojinhas com letreiros mimosos, com um fundo magnífico de montanhas, há também este castelo.

Ora, o castelo de Ambras era um dos locais que mais ansiava visitar por ser o lar do quadro mais famoso de um dos meus heróis de infância. Mas mesmo para quem não tenha a mesma pancada que eu, não deixa de ser um castelito muito giro, num cenário cheio de montanhas pejadinhas de neve, como manda o figurino.

Ainda regressarei a este assunto para falar do notório dono do castelo e também do quadro do meu famoso tio.


PS:
O Aqui e Ali está volta e o post é em bom. Vão lá ver e comentar, vá. O link está aqui no lado direito.

segunda-feira, novembro 17, 2008

"Em Bruges"




"Ken: Coming up?
Ray: What's up there?
Ken: The view.
Ray: The view of what? The view of down here? I can see that down here.
Ken: Ray, you are about the worst tourist in the whole world.
Ray: Ken, I grew up in Dublin. I love Dublin. If I grew up on a farm, and was retarded, Bruges might impress me but I didn't, so it doesn't."


"Chlo: There's never been a classic movie made in Bruges until now.
Ray: Of course there hasn't. It's a shithole.
Chlo: Bruges is my home town, Ray.
Ray: Well, it's still a shithole.
Chlo: It's not a shithole!
Ray: What? Even midgets have to take drugs to stick it.
Chlo: Okay. So, you've insulted my home town. You were doing really well, Raymond. Why don't you tell me some Belgium jokes while you're at it?
Ray: Don't know any Belgium jokes, and if I did I think I'd have the good sense not to... hang on. Is Belgium with all those child abuse murders lately? I do know a Belgium joke. What's Belgium famous for? Chocolates and child abuse, and they only invented the chocolates to get to the kids."


Simplesmente o melhor filme "esgrouviado" que vi nos últimos tempos.
Escolhi estas duas citações, mas tinha uma escolha muito ampla estre as mais engraçadas do filme.
Um bocado sangrento, um bocado politicamente incorrecto, envolvendo americanos, anões e personagens que não lembra ao careca e muito divertido.
E, apesar da opinião da personagem do Colin Farrell, fiquei cheia de vontade de ir a Bruges, que assim recebe uma excelente publicidade em termos de imagens.

Em Salzburgo...



Na zona mais antiga da cidade, as lojas não podem ter os letreiros grandes que nos habituaram noutros sítios. Em vez disso, adaptam o seu logótipo a este tipo de letreiro, com ar antigo.
Neste caso, um dos estabelecimentos que provoca desgraças ao colesterol e à linha desta escriba, tem este letreiro mimoso.

sexta-feira, novembro 14, 2008

Em Munique...


Pelo menos na praça principal do burgo, há dragões a amarinhar pelas paredes.
Um pormenor mimoso numa cidade que vale a pena visitar.

quinta-feira, novembro 13, 2008

Parabéns!



Não fora a Gi, e estaria eu convencida que a efeméride só se celebrava amanhã. Aliás acho que o ano passado, celebrei com um dia de atraso. Isto de ser distraída é assim.

Hoje o covil faz dois aninhos, está mais velho e, esperemos, mais sábio.
Quis o destino que celebre o seu aniversário na clandestinidade, mas pode ser que para o terceiro aniversário, estejamos de novo abertos ao público em geral.

Tomem lá uma fatia de bolo, caros leitores, que o champanhe vai ter de ficar por vossa conta ;)

O regresso dos meus ricos meninos

Rammstein - Seeman


É oficial, os meus meninos já estão nos EUA a gravar as faixas do novo álbum.
Tal significa três coisas:
a) Deve estar aí a cair um single.
b) Em breve, haverá álbum
c) Em breve, haverá digressão (estás a ouvir, K?)
E posso acrescentar, já não era sem tempo :)

Fica aqui um vídeo antigo dos rapazes, com uma música calminha que apele aos menos pesados.

terça-feira, novembro 11, 2008

E já que falámos de sexo...



He’d noticed that sex bore some resemblance to cookery: it fascinated people, they sometimes bought books full of complicated recipes and interesting pictures, and sometimes when they were really hungry they created vast banquets in their imagination – but in the end of the day they’d settle quite happily for egg and chips. If it was well done and maybe had a slice of tomato.”

in The Fifth Elephant de Terry Pratchett


A brincar, a brincar, é que se vão dizendo as verdades...
Quando tirei esta foto no Jardim Zoológico, sabia que, um dia, acabaria por dar jeito...
Só apareceu a foto à segunda, apesar de ter confirmado a inserção da primeira vez. O que quer dizer que andam à solta pela blogosfera duas tartarugas a fazer sexo ;)

segunda-feira, novembro 10, 2008

A culpa é da morte

Salzburgo, Áustria



É preciso um cancro. A morte de um irmão ou de um amigo. Um choque brutal, uma coisa trágica, para perceber que o nosso tempo vai mesmo acabar. E é pena porque se tivéssemos olhado mais cedo para a morte teríamos sabido viver melhor. Freud e o seu séquito do sexo que vão dar uma curva. É do terror da morte que nascem as patologias. Teoria do psiquiatra americano Irvin D. Yalom, num livro 'De Olhos Fixos no Sol' e num debate a acompanhar.”

Texto de Cláudia Moura – Notícias Magazine de 9 de Novembro de 2008


Este artigo restaurou parcialmente a minha fé na psicologia.
Após alguns meses a ser seguida por um psicólogo, por ter passado um mau bocado quando o meu pai ficou doente, fiquei convencida que não havia esperança para as criaturinhas.
É que, apesar de repetidas vezes lhe falar no medo de perder o meu pai e do pavor de vir a morrer da doença que ele tem, o gajo só me falava de sexo, tudo era sexo.
O sexo é fundamental e pode explicar muitas situações, mas não faz o mundo girar. E a morte ainda é dos grandes tabus da nossa sociedade.
Sou capaz de comprar o livro do senhor e, se o fizer, esperem cá ver umas quantas citações.


PS:
Eu sabia que as fotos do cemitério iam servir para qualquer coisa...

O meu nome Depeche Mode


Depois da seriedade, um pouco de futilidade, mas futilidade boa.
Este pequeno texto serve não apenas para dar conta do meu nome Depeche Mode, mas também para dizer que é das bandas que mais gosto na categoria 80. Os rapazes continuam a fazer boa música, apesar de já não serem pintaínhos.
E eu já tenho bilhete para o concerto do Porto. Francesinha-turismo-música da boa continua a ser uma combinação vencedora.


PS:
O estupor do blogger volta a fazer das suas. O link para o teste está aqui:

domingo, novembro 09, 2008

Nunca Mais

Dachau, Alemanha


Hoje festeja-se uma triste efeméride, 70 anos sobre a "Kristallnacht", que começou a perseguição intensa dos judeus na Segunda Guerra Mundial.
E para que o homem, esse bicho tão dado à amnésia e ignorância da história, não insista em cair dos mesmos erros, é importante recordar, por muito que doa.
Apesar de tudo o que sabemos, o Homem continua a ser o lobo do Homem, mas temos fé que um dia a coisa melhore.

sexta-feira, novembro 07, 2008

Não faças festas a patos



A minha mãe faz-me sempre recomendações interessantes quando vou de viagem. O título deste post foi a recomendação da última viagem.
Calculo que tenha sido inspirada pelo aparecimento de um pato com uma doença peçonhenta no país em questão.

Devo esclarecer que não sou dada a afagar a fauna local, por medo de ser agredida pela mesma, pelo que a recomendação foi totalmente desnecessária ;)
Já fotografar a fauna local, são outros quinhentos e não consta que os papparazzi sejam agredidos nesta actividade.

A foto é um grupo de patos genuinamente alemães num lago do Englisher Garten, Munique, tirada a uma distância segura, para não agredirem a fotógrafa, nem lhe apegarem doenças peçonhentas.


PS: Assim se abrem hostilidades para a publicação das fotos da última viagem, que para os mais distraídos e desinformados, recordo/informo que foi à Alemanha e Áustria. Sim, senão um dia destes, faço outra viagem e ainda não publiquei fotos desta.

quarta-feira, novembro 05, 2008

Dois em um



Com uma cajadada, matam-se dois coelhos. A foto é de um antigo desafio da Comadre Noiva Judia, e vai ser usada para cumprir parcialmente o desafio agora proposto pela comadre K e consiste no seguinte:

1. colocar uma foto individual nossa;

2. escolher uma banda/artista;

3. responder às questões somente com títulos de canções da banda/artista escolhido;

4. escolher 4 pessoas que respondam ao desafio, sem esquecer de avisá-los.



1- Foto. Não podia ser a minha tromba ao natural, mas cá vai uma coisa aproximada. E um bocado apagada, para não se notarem as rugas de expressão ;)



2- A banda eleita foi Rammstein, a minha preferida, apesar de ter pensado que poderia ser difícil porque têm poucos álbuns e os títulos das canções tendem a ser… Complicados. Mas não sou pessoa de virar costas a um bom desafio.



3- A resposta às questões (com tradução à frente, para benefício de quem não fala Deutsch):


3.1. És homem ou mulher? Mutter (Mãe)


3.2. Descreve-te: Feuer und Wasser (Fogo e Água)


3.3. O que as pessoas acham de ti? Du rieschst so Gut (Cheiras tão bem)


3.4. Como descreves o teu último relacionamento: Empate técnico entre Tier (Besta) e Zerstören (destruir) ;)


3.5. Descreve o estado actual da tua relação com o teu namorado ou pretendente: Wo bist du? (Onde estás?)


3.6. Onde querias estar agora? Moscau (Moscovo)


3.7. O que pensas a respeito do amor? Das alte Leid (a velha dor)


3.8. Como é a tua vida? Reise Reise (Viagem, Viagem)


3.9. O que pedirias se pudesses ter só um desejo? Amour (Amor)


3.10. Escreve uma frase sábia: Ich will (Eu quero)



4- Passo este desafio a: Elsa, Eumesma, Gi e Júlio, uma vez que outros leitores habituais já fizeram o desafio ou já foram convidados por outros bloguistas.

Mr. President


Parabéns pela sua eleição.
Muita gente acredita em si para endireitar a América, e consequentemente, ajudar a endireitar o mundo.
Faça-nos a todos o favor de não os desiludir.
Boa sorte, não lhe invejo, de todo, o trabalho.

terça-feira, novembro 04, 2008

Vale tudo...

...Menos trabalhar.
Repetiu-se o teste e o resultado é diferente. Tentei responder igualzinho ao outro, mas como ando com a memória de um peixinho de aquário, deve-me ter falhado uma por outra.
O resultado também bate certo em alguns pontos (sobretudo a parte de ser teimosa e difícil de lidar).
O outro post será actualizado com o texto que, apesar de tudo me assentava melhor que este.




segunda-feira, novembro 03, 2008

Obama ou McCain?



Está prestes a acabar o espectáculo das eleições americanas.
O mundo seguiu com atenção e, em cima, vêem um exemplo de mini-comício "Germany for Obama", pelo qual passei em Munique.
Aparentemente, a Alemanha está com Obama, à semelhança da esmagadora maioria da Europa.
E a América, com quem estará? Amanhã já saberemos.

Mais um teste

Sim, admito que gosto de testes. Já não me lembro onde roubei este, já o vi em mais do que um blog.
Não só me fez rir, como o resultado não está longe da verdade.

PS: Esta treta não aparece, mas sou escape artist. Aparentemente, podia aproveitar-me das pessoas, mas não o faço e tenho um visão cínica do mundo, dah.
Se clicarem na cruzinha, vão dar ao site onde se faz o teste.

PPS: Fica apenas o texto do primeiro resultado, para acesso ao teste, consultem o post do dia seguinte. Não o do Obama, obviamente.

"We don't know how you figured it out, but you've managed to keep your lovers close despite your critical view of the world. Maybe you aren't cynical, just a little cautious. Either way, you've managed to keep your head on your shoulders. You do have a bit of misanthropy going on up in there, but hey, when you build your solar powered cabin in the woods everything will be fine.
It's very rare to meet someone so clever that isn't into taking advantage of romantic and sensitive people. Your best sedution move: be your honest and insightful self. A straight shooter (evan if a slighty damaged straight shooter) is a fine cacth for everyone."