sexta-feira, julho 31, 2009

O passado fim-de-semana foi medieval



A vossa escriba, não parecendo, é uma mulher dada ao medieval, seja música, mercados ou história.
Por isso, apesar de estar de rastos, decidiu aceitar o convite da sua comadre APensarnumMelhor (Mulher, tens de pensar mesmo num melhor que estou farta deste nome) e rumar a Óbidos para se deliciar com o pitoresco medieval.





Ora no bom do mercado, após uma breve exposição sobre as três religiões mais batidas da península, entra-se logo numa parte de comes.
Dado o adiantado da hora, as visitantes foram logo morfar. Pequena observação à organização do Mercado: era simpático porem umas sombrinhas na área do comes para os visitantes não desfalecerem no meio do calor.




Ora, não tinha lógica pôr-se simplesmente o nome das coisas que havia para comer, logo usou-se a imaginação. Cliquem na foto para a verem de um tamanho decente.
Eu comi pão com chouriço da paixão, mas não senti ânsias de qualquer espécie
, salvo ficar com a língua queimada de tão quente que estava.
A minha comadre comeu tormenta de porco no pão, mas também não deu sinais de ter ficado atormentada.





E a principal secção do mercado são as bancas de comércio onde se podem comprar variadíssimas mercadorias, desde artigos em couro, pedras, chás e o famoso licor levanta o pau. Mas realmente imperdível é a vista do castelo.




Como animação, tivemos direito a cortejo com cavaleiros e tudo.
O cortejo sai do castelo e vai até às portas da vila, com diversas personagens, tudo trajado como manda o figurino.


A encerrar o cortejo e a nossa visita, uns bichinhos simpáticos deram um ar da sua graça.
Alguém fala serpentês?

quinta-feira, julho 30, 2009

Feliz aniversário, APensarnumMelhor e Sandrine




Também podia ser em alemão, pois ambas são germanófonas.
O importante é que continuem a festejar muitos e bons anos nas línguas todas que souberem.
Ora tomem lá o senhor que vou ouvir esta noite e que tem uma voz que me lembra o meu querido Till Lindemann. Se bem que em género musical, são um bocado, como dizer... Diferentes.
Passem um excelente dia de anos!

quarta-feira, julho 29, 2009

A comida polaca e judaico-polaca



Ora para encerrar as hostilidades polacas, faltava falar dos morfes, que têm de ser divididos em duas categorias.
Este é o prato nacional, pierogi. Tal como os vizinhos russos, os polacos gostam de raviolis, seja recheados com carne, seja com legumes.
Estes foram comidos num belo restaurante que o guia recomendava perto do Barbacan, Pod Sansonem, salvo erro. As quatro primeiras fotos são todas daqui.
Não chegamos a comer Bigos, outro prato nacional. O guia aconselhava cravar o jantar na casa de um nativo, mas não conseguimos convite.




Mas a grande descoberta da viagem foi mesmo este prato, uma entrada designada caviar judeu. Não é verdadeiro caviar, sendo feito de moelas de galinha e fica muito bem comido solto ou com pão.
Ninguém quer importar a ideia para um restaurante mais acessível?




Ora, o problema de fazer estes textos algum tempo após a viagem é que depois a memória falha. Tenho ideia que isto era peru, tenho a certeza que o molho incluía cogumelos e lembro-me muito bem que as nuvenzinhas de batata que acompanhavam o prato ficavam presas ao aparelho ;)




Já a Noiva optou por algo mais exótico, panquecas com salmão. Sim, as panquecas são muito populares nesta zona do mundo, sejam doces ou salgadas.




No dia em que fomos visitar a sinagoga de Varsóvia, deparámos com um restaurante chamado Menorah. Havendo possibilidade de experimentar mais uma vez especialidades judaicas, optamos por isso.
Mais uma vez, demos conta que o serviço tende a ser demorado. Acho que a teoria da comida ter de ir a Jerusalém ser benzida pelo grande Rabino é mesmo capaz de ser verdadeira.
A Noiva comeu um franguito com batatas fritas e morangos.



Provando que certas pessoas nunca aprendem, optei novamente por um prato cujo acompanhamento são as malditas nuvens de batata que ficam agarradas ao aparelho. O meu franguito era acompanhado de um molho de pimenta verde.
Como em todos os restaurantes de especialidades judaicas, comemos bem, mas não se recomenda às pessoas impacientes, somente devido à espera.

terça-feira, julho 28, 2009

Porque rir é o melhor remédio


Há algo no kitsch soviético que acho irresistível. Não sei se sou só eu que penso assim.
Tropecei o outro dia num site com capas de discos da era vermelha da Rússia e ia morrendo a rir.

Escolhi a minha preferida para colocar aqui. Não sei se é o ar enfastiado da moça, o bigode do moço, o corte à jogador da bola dos anos oitenta ou o búzio, mas perdi o coração para esta.

Fiquei cheia de curiosidade para saber que tipo de música cantam o Igor e a Natasha, mas tenho o pressentimento que não se encontrará nada deles no Youtube.

Para mais capas igualmente kitsch, façam o favor de visitar este site:
http://englishrussia.com/?p=2998


Dedicado com todo o amor e carinho às minhas camaradas leninettes. Dedicaria também ao meu prof de russo se ele lesse o blog e não tivesse medo que ele me partisse as pernas a seguir ;)

segunda-feira, julho 27, 2009

É já daqui a 15 dias



Fiel ao mote, "haja dinheiro e oportunidade e viaja-se", daqui a quinze dias, vou pôr o pézinho em África pela primeira vez em 33 anos.

Podia fazer uma adivinha como é hábito, mas com uma capa tão apelativa, não resisti a publicá-la aqui e revelar logo o destino.

Se soubesse há mais tempo que a capa era assim, já tinha ido à Tunísia arranjar um camelo para beijar há muito tempo. (Não resisti e roubei mesmo a contagem decrescente à velvetsatine, que vêem na lateral...)

sexta-feira, julho 24, 2009

Herzliche Glückwünsche zum Geburtstag, Cris



Ora, minha cara, que passes muitos anos alegremente a estripar animaizinhos e eu esteja cá para ver. NOTA DA ESCRIBA: a moça não é sádica, apenas veterinária)

Fica uma imagem da Transnistria, que queres muito visitar, sítio aonde não te hei-de acompanhar, sabe-se lá porquê ;)

A foto custou a arranjar, espero que seja apreciada.


PS: DM acaba de cancelar mais dois espectáculos no Brasil, que espanto ;)

terça-feira, julho 21, 2009

Hoje sinto-me étnica...



Judia hassídica, para ser mais precisa. Mas daquelas que "rapam" como os moços do vídeo.
Sim, Erran Baron Cohen é o mano do Sacha/Ali G/Borat/Brüno e aparentemente tão louco quanto ele.

Mas já não é este o vídeo apresentado, porque a New Line não deixa. Sim, toda a gente sabe quem é este moço, por isso, convém dificultar a divulgação.
Contudo, porque o próprio Erran não deve ter nada a ver com esta proibição da treta e não deve ser prejudicado por isto, fica aqui o link para quem quiser ir ao Youtube ver: http://www.youtube.com/watch?v=tY9ImWxjiug
Posto isto, o vídeo é substituído pela versão South Park, que por enquanto continua on.


PS: Dreidel é o piãozinho, que os judeus têm o costume de jogar no Hannukah. Ambas as canções têm o mesmo princípio e parcialmente, a mesma letra.

segunda-feira, julho 20, 2009

E para acabar este assunto...


Que já cheira mal de tanto que foi discutido, cá fica a desilusão desta vossa escriba, imortalizada em foto e alterada no fantástico Cartoonizer.
A desilusão não foi tão forte que desse para vandalizar cartazes, mas suficiente para macaquear em foto.


As companheiras de viagem também ficaram tristes, se bem que pela expressão fica a dúvida se é tristeza, desprezo ou "Gahan, se te apanho dou-te um tareão que nunca te endireitas" ;)



Tenho a certeza que o Toni Carreira não nos tinha deixado ficar mal, caindo do palco como se fosse um tonto, por isso, imortalizou-se a minha apreciação pelo nosso quebra-corações ;)

sexta-feira, julho 17, 2009

Os gatos são sacaninhas manipuladores...


E está comprovado cientificamente.
Como não se difamavam os gatos há muito tempo neste blog, cá vai ;)
Este artigo apareceu no yahoo.com:

"If you've ever wondered who's in control, you or your cat, a new study points to the obvious. It's your cat.
Household cats exercise this control with a certain type of urgent-sounding, high-pitched meow, according to the findings.
This meow is actually a purr mixed with a high-pitched cry. While people usually think of cat purring as a sign of happiness, some cats make this purr-cry sound when they want to be fed. The study showed that humans find these mixed calls annoying and difficult to ignore.
Previous research has shown similarities between cat cries and human infant cries.
McComb suggests that the purr-cry may subtly take advantage of humans' sensitivity to cries they associate with nurturing offspring. Also, including the cry within the purr could make the sound "less harmonic and thus more difficult to habituate to," she said.
The results were published in the July 14 issue of the journal Current Biology. "

Tenho ou não razão quando digo que os gatos são uns sacaninhas manipuladores?


PS: Foto de gato genuinamente polaco e pé genuinamente americano, imortalizados em Auschwitz.

quinta-feira, julho 16, 2009

É hoje!



Estreia o penúltimo Harry Potter. Quer dizer, antepenúltimo, uma vez que o "Deathly Hallows" será dividido em dois filmes.

Estão quase a acabar os ovos da galinha dos ditos de ouro, temos para no máximo dois anos. Será que a Sra. JK ressuscita o franchising depois disso? Parte de mim gostava, confesso.

De qualquer maneira, a vossa escriba está tão contente com a estreia que quis aparecer no "Daily Prophet". Se quiserem aparecer também, dirijam-se ao site oficial e escolham a opção Daily Prophet.

quarta-feira, julho 15, 2009

Essa é que é essa!


Estúpido, insensato, cruel, ou pura e simplesmente, errado.

terça-feira, julho 14, 2009

Insólitos Judaicos



Novo segmento de insólitos. Já que a Polónia tem uma grande herança judaica, pareceu-me justo mostrar-vos coisas pouco habituais aos nossos olhos.
Ora aqui está aquilo que nos pareceu um recipiente de água benta da sinagoga de Varsóvia. Nada de extraordinário, apesar da torneira e do copito, as igrejas católicas também têm.






Já não estávamos à espera era de ver um toalhão verde para limpar as mãozinhas da água benta.
Afinal, o primeiro recipiente é um lavatório normal e se calhar só serve para lavar as manitas e beber um trago de água.



No cemitério judeu de Varsóvia, havia tumbas de advogados em bardana. Como é que sabemos? Identifica-se a profissão do falecido, o que pode ser considerado insólito.
Os advogados estão em clara maioria, mas lá começámos a ver também farmacêuticos e engenheiros.
Só falta número de telefone e morada, para contactar o falecido para obter conselhos jurídicos.




Não vi assim tantos cemitérios judaicos, sobretudo ainda em utilização, mas isto é algo que nunca vi.
Não é que muitas tumbas tinham um banquinho virado para elas? Sim, que isto de prestar homenagem a entes queridos falecidos de pé não está com nada.

segunda-feira, julho 13, 2009

A voz do povo



Eram para estar aqui as fotos desta vossa escriba e das suas companheiras de viagem, mais respectivos cartazes, a expressar a sua desilusão pela não realização do concerto dos Depeche Mode no Porto. Como se aguarda a aprovação das fotos pelas companheiras de viagem, não pode ser já.
Já sabia que o pessoal do Porto não tinha papas na língua, mas aqui fica a prova para quem não sabia.
Aqui está o que um segmento da população do Porto teve a dizer ao Depeche Mode, via vandalismo dos seus cartazes.




Poderemos achar a linguagem um pouco forte, mas podem apresentar como desculpa que a desilusão foi grande.
Fala-se de um concerto de substituição no Pavilhão Atlântico a 14 de Novembro, mas o site oficial ainda não confirma esta informação. Logo Novembro, que ia ser um mês parado em termos de concertos, não é?
Se se confirmar em Lisboa, ainda vou. No Porto, quer-me parecer que não me apanham lá.

sábado, julho 11, 2009

Invicta que era para ser musical, mas não foi



Hoje esta vossa escriba está no Porto.
Devia ser para ver Depeche Mode, mas parece que o Sr. Gahan teve alguma dificuldade em manter-se em cima do palco em Espanha e magoou uma pata inferior.

Estamos aborrecidas? Sim!!! Raios partam os sapos.
Vamos deixar que isso estrague a deslocação ao Porto? Népia (mas só porque o Tuela não deixou cancelar a reserva).
Por isso, em vez de rock till you drop, será turism e francesinhas till you drop.

sexta-feira, julho 10, 2009

Apresento-vos a família Precious



Apresento-vos a minha família.
A minha mãe é mais magrinha que isto e tem o cabelo mais curto.
O meu pai é capaz de ter ainda menos cabelo, mas tem mesmo ar de puto reguila (com umas ruguitas).
Eu não sou assim tão magra (mas para lá caminho), espero deixar os óculos num futuro muito próximo e não uso gravata (só a pastinha).
São as limitações do programa ;)

(ideia "roubada" do blog Dimensão do Crepúsculo da Velvetsatine)

quinta-feira, julho 09, 2009

Graffiti Polski



Este graffiti está no museu da cidade. Imita um grafitti de propaganda alemã, devidamente vandalizado pela Resistência Polaca.
Verloren - Perdido



Já este grafitti está num muro interior do Museu da Insurreição.
Recordo os mais distraídos que as cores da bandeira polaca são branco e vermelho, o que ajuda na interpretação do boneco, a Polónia rodeada de inimigos.





Este grafitti mais primitivo está à porta da sinagoga de Varsóvia. Indicação que é um item judeu? A Menora do lado direito (o castiçal com múltiplos bracitos).


Mais um grafitti do Museu da Insurreição.
Uwaga - Cuidado, perigo

quarta-feira, julho 08, 2009

Há alguma coisa que os animais não façam?


Ele é dálmatas a andar de bicicleta, pugs a falar e agora, gatos a comer com talheres.
Há alguma coisa que os animais não façam? Há alguma maneira de impedir os donos de tratar os bichos como humanos?

terça-feira, julho 07, 2009

Insólitos Católicos



Nunca subestimem a potencialidade de certas pessoas fazerem figura de parvos.
À porta de uma igreja estavam umas alminhas a cantar, acompanhadas de dois moços que acharam por bem exibir-se de andas e asinhas...




Na Polónia o JC faz concorrência ao Luís de Matos. Muitas vezes, quase tantas como está pregado na cruz.
Não me parece fair-play, uma vez que sendo filho do Criador, tem vantagem sobre os mágicos normais...



Bem se dizia num blog amigo que a nossa Fatinha andava por todo o lado feita galdéria. Pois, também está em cima de uma televisão, numa sessão fotográfica muito kitsch da cidade velha de Varsóvia.
Esta vossa escriba é uma águia. Mas só quando tem os óculos, quando não tem, é uma toupeira ;)


E para o fim, guardei o melhor. Dupla categoria, insólito religioso e gay.
S. Francisco, com esses tiques, não enganas ninguém...

Havia mais um Cristo que podia constar aqui dos insólitos, mas terá de servir de ilustração a um tema bastante mais sério. É assim a vida, séria e insólita, em iguais proporções.

segunda-feira, julho 06, 2009

Em polaco, que é mais bonito


Dinossauros amorosos, esquilos a dançar o tango, uma preguiça com instintos maternais e uma doninha que se acha o Rambo é a receita para hora e meia de diversão.
Fica o cartaz polaco porque "Era Dinozaurow" é muito mais giro que o despertar dos dinossauros ;)

sexta-feira, julho 03, 2009

Every me and every you



E ao quinto dia, deu-se descanso à Polónia. Sim, o Criador descansou ao sétimo dia, mas estava em melhor forma que eu ;)
Devido a compromissos igualmente emocionantes, não verei estes senhores de quem gosto muito. É nestas alturas que dava jeito ter o dom da ubiquidade.
Vi Placebo no Coliseu e no festival Creamfields. O primeiro muito bom, o segundo muito mau. O tira-teimas terá de ficar para outra ocasião.

quinta-feira, julho 02, 2009

Insólitos Laicos



Desta feita, teremos três tipos de insólitos.
Este primeiro valeu um tremendo ataque de riso. Ora digam lá se não parece que a simpática ave está a dar uma cagadela nos pés do Júpiter. Estes artistas e as liberdades que tomam...




É pá, já não me lembro porque imortalizei esta coisa de amarrar os cavalos no portão principal da cidade de Cracóvia...


As noivas perseguem-me onde quer que eu vá. Será o Altíssimo a mandar-me alguma indirecta?



No museu da farmácia, têm um crocodilo Louboutin...
(piada da Noiva Judia)


Os correios da praça principais de Cracóvia são uma carruagem. Será para ser pitoresco ou furou um pneu ao cavalo e não conseguiram tirá-los dali?


Em Frankfurt, têm uma zona de fumo para camelos. Ou será uma zona para os camelos dos fumadores? ;)

quarta-feira, julho 01, 2009

Análise comparativa de cemitérios judeus



Eis o post com potencialidades para arrepiar alguns visitantes. Mas tem interesse histórico, por isso, vamos a isso.
Antes da Segunda Guerra Mundial, a Polónia tinha a maior comunidade judaica da Europa. Logo, as principais cidades tinham bairros judeus bastante desenvolvidos, com respectivos edifícios.
A ocupação nazi encarregou-se de fazer eliminar vestígios, mas alguns sobrevivem. É o caso deste cemitério de Varsóvia, que alberga alguns famosos, como o inventor do Esperanto.
Este cemitério ainda está em utilização.






Cracóvia também tinha, antes da Segunda Guerra Mundial, uma florescente comunidade judaica. Aqui temos mais vestígios ainda activos. Kazimierz, o bairro judeu, tem inúmeros restaurantes em funcionamento, bem como o maior número de sinagogas por metro quadrado.
Tem dois cemitérios, dos quais apenas visitámos o que tinha interesse histórico.
Os judeus rezam junto às campas, tal como os Católicos, mas em vez de flores, deixam pedras a simbolizar pensamentos pelo falecido.


E para fins comparativos, aqui fica o cemitério judeu de Praga, o mais antigo dos três.
Continua a ser o meu preferido porque está mais cuidado, exsuda mais história e tem o criador do Golem, ou não fosse eu grande fã da literatura fantástica.