terça-feira, junho 30, 2009

Generalidades sobre a Polska


Tinham-me dito que havia de penar para me fazer entender, mas a informação era antiga. Os moços já se desenrascam em inglês e quando não falam bem a língua, estão dispostos a perceber as visitas. A entrada na UE faz muito pelo conhecimento de línguas estrangeiras...

Também me disseram que os moços não tinham sentido de humor e eram muito cinzentos. Ora estes dois itens eram muito mais difíceis de mudar em seis anos, contudo, não concordo com a informação original.

Com algumas honrosas excepções (Museu da Insurreição), os museus ainda não estão preparados para turistas que não falem Polaco.

Os moços são mesmo muito Católicos e ainda têm uma paixão assolapada pelo Karol Wojtila.

Vêem-se mais mais freiras na rua do que em Roma...

A memória de misérias passadas está muito bem preservada, mas as cidades estão pejadas de Alemães, o que me leva a crer que os moços ultrapassaram bem a questão.

segunda-feira, junho 29, 2009

Tour de Krakov



Post incluído na categoria geral (porque mostra a praça principal) e na categoria insólita (porque não costumamos apanhar o tour do país), para mostrar Cracóvia.
Ao contrário de Varsóvia, esta cidade não foi destruída na Segunda Guerra Mundial e tem a maior praça medieval preservada da Europa.
Aqui têm uma vista do Cloth Hall, que abriga o museu nacional, agora fechado para obras. Era aqui uma galeria de venda de tecidos em tempos idos, agora está ocupada com stands de venda de souvenires. Local onde adquiri um bicho peçonhento, símbolo da cidade, para a minha afilhada. Mas isso é matéria para outro post.




Outra vista do Cloth Hall, desta feita, de outra perspectiva, a incluir a Câmara Municipal, cuja torre não subimos.
Sem bicicletas e passagens proibidas aos peões, é mais simpático de visitar, como podemos aferir nos dias seguintes.
Concluo dizendo que a praça tem muito encanto, muitos restaurantes recomendados no Lonely Planet e também livrarias, onde comprar os clássicos polacos em inglês (em algumas com mais dificuldade do que noutras)…

sexta-feira, junho 26, 2009

Varsóvia, cidade mártir



Muitos países sofreram intensamente com a Segunda Guerra Mundial, mas a Polónia teve uma ocupação particularmente dura. Varsóvia em especial pagou bem cara a ousadia da insurreição contra os nazis e foi completamente destruída.
Mas vejam só, a reconstrução não só está concluída, como foi feita com imenso bom senso.
A primeira foto é da Praça da Cidade Velha, a torre rosa que se vê é do Palácio Real, que foi explodido pelos nazis em 1944.



Já esta foto é da Praça do Mercado Novo, vendo-se à esquerda a Sereia, que é o símbolo da cidade. Aqui as estátuas estão todas de espada na mão, porque com vizinhos destes, toda a cautela é pouca...
Diferença de idade entre praças? Nenhuma. Ambas foram reconstruídas a partir de pinturas e desenhos a partir dos anos 50 de modo a ficarem exactamente como eram antes da guerra.


Mas como manda a praxe, ficaram algumas provas da destruição da guerra, para que a memória perdure, como é o caso deste edifício perto da Avenida da Solidariedade. É também um monumento à Resistência Polaca, à semelhança de muitos outros que se encontram um pouco por toda a cidade.
Poucas vezes vi uma cidade prestar tão grande homenagem aos tempos difíceis que passou. Mas mais provas do empenhamento dos Polacos na preservação da memória ficam para outros posts.

quinta-feira, junho 25, 2009

Para abrir hostilidades



Ora o Zé dos Bigodes perguntou ao Polacos o que eles queriam que a mãe Rússia lhes oferecesse. Eles disseram que queriam o Metro, mas em vez disso, o Zé deu-lhes isto.

O Palácio da Cultura e da Ciência é chamado carinhosamente pelos nativos de elefante com roupa interior rendada. Diz-se que tem a melhor vista de Varsóvia, pois é a única que não o inclui.

Achei má vontade dos moços. Lá porque é um enorme mamarracho, não quer dizer que não tenha o seu encanto...

domingo, junho 21, 2009

Parabéns a mim e à Rute


Hoje temos duplo aniversário, o que só prova que os Geminianos são muitos (e bons, acrescento eu).
Começo por desejar um excelente dia de anos à minha cara Rute, ou joyeux anniversaire, já que fomos colegas da Alliance. Espero que contes muitos e bons.
E esta vossa escriba também fica mais velha hoje, alcançando este ano a idade de Cristo. Só espero não ser crucificada, hoje não dava lá muito jeito ;)
Como era difícil escolher apenas uma coisa de que gosto, optei por algo diferente. Aqui fica uma foto desta vossa escriba com uns seis aninhos, mais parecida com o original envelhecido do que se pode pensar (tirando o aparelho de dentes).

sexta-feira, junho 12, 2009

Estou outra vez no ir...



Desta feita, para uma terra com dois vizinhos muito malvados, que se fartaram de a invadir em tempos idos e onde viu a luz do mundo um senhor que muito irritou a igreja Católica, ao dizer que nós não éramos o centro do universo.

Pela primeira vez, celebrarei o meu aniversário num aeroporto, o de Lisboa.

E para as pessoas que não desejam enganar-se (sim, já tive ameaças que recebia novamente o Nicholas Sparks), cá está a famosa lista:

· Bryson, Bill
A Walk in the Woods
The Life and Times of Thunderbolt Kid

· Harris, Robert
Pompeii
The Ghost

· Pamuk, Orhan
Jardins da Memória

· Pratchett, Terry
The Folklore of Discworld

· Rushdie, Salman
A Feiticeira de Florença


Adeus e até ao meu regresso.

terça-feira, junho 09, 2009

Ah, sim?

You Should Learn French
C'est super! You appreciate the finer things in life... wine, art, cheese, love affairs.
You are definitely a Parisian at heart. You just need your tongue to catch up...


E considerando que já falo "sapo", blogthings? E agora?
Porque não me mandaste aprender algo assim com personalidade como bosquímane?


PS: Não quero deixar de assinalar o aniversário da minha personagem preferida da Disney, Pato Donald que faz hoje uns jovens 75 aninhos. Happy birthday, Donald!

segunda-feira, junho 08, 2009

Insólitos no Zoo de Lisboa



Um macaco aranha a comer uma carcaça? Roubada ou oferecida por um visitante?



Tigres Brancos fotografados pelo Sr. Branco?



E os elefantes são fãs da “Trombas”?
Se eu fosse o chimpanzé, ficava muito aborrecida por ser retratada agarrada ao Cristiano Ronaldo...





Sim, eu sei que os bichinhos fazem as necessidades, mas isto pode ser considerado insólito porque nunca tinha visto antes. Seu rinoceronte exibicionista, pá.




Uma girafa com três cabeças?



Uma nova espécie no templo dos primatas?

O gorila que prometi a uma pessoa está no Aqui e Ali.

sexta-feira, junho 05, 2009

Parabéns, Mãe



Desejo um aniversário muito feliz à minha progenitora, também conhecida por puzzlemaker extraordinnaire.

Que haja muitos puzzles no futuro, por muitos e muitos anos, de preferência comprados por mim no local retratado no dito puzzle ;)


PS: O puzzle retratado foi completado pela mãezinha e mostra a bela cidade de Praga.

quinta-feira, junho 04, 2009

Ludmilla, muito gosto



Your Russian Name Is: Lubmilla Anechka Lebedev



Da!


Antes Ludmilla que Katia Vanessa...
Devo dizer que isto está mal feito, porque os russos não têm segundo nome, mas patronímico, derivado sempre do nome do pai da criança (sejam meninos ou meninas).

terça-feira, junho 02, 2009

Parabéns, Elsa



Que contes muitos anos de vida e muitas viagem no currículo.

Deixo-te a foto de um sítio onde ambas gostaríamos de ir (e que no original se lê "mascvá). Quem sabe se não é mais cedo do que se conta....