sexta-feira, setembro 28, 2007
sexta-feira, setembro 07, 2007
Ai as férias
Anónimo
“If you come home as happy as you leave, you have had a good vacation.”
Anónimo
“A vacation is like love - anticipated with pleasure, experienced with discomfort and remembered with nostalgia.”
Anónimo
segunda-feira, setembro 03, 2007
Ver para crer
Exposição O Corpo Humano
E como já estava planeado, acabei por ver a exposição dos chineses polimerizados, com a sorte de ter aproveitado uma promoção muito simpática nos bilhetes.
Tirando a secção dos fetos, que admito que pode chocar algumas pessoas e que por esse motivo está devidamente sinalizada, não achei nada chocante. Os cadáveres parecem bonecos de borracha e apenas pelas mãos, podemos reparar que são corpos preservados.
Apesar disso, eu, pelo menos, senti uma leve sensação de voyerismo e desrespeito, porque não deixam de ser corpos humanos e já foram pessoas. É engraçada a nossa reacção ao invólucro de uma pessoa, que não tendo dignidade humana, ainda tem resquícios dela.
Eminentemente educativa e com painéis explicativos bem conseguidos, nem será necessário o audioguia para seguir a exposição, sem grandes dúvidas. O que é certo é que nunca vi nada tão esclarecedor sobre o corpo humano e aprendi uma série de coisas novas ou já esquecidas. A traqueia tem um diâmetro maior que o esófago e é a pele o orgão mais pesado do corpo, e não o fígado.
Percebi porque as pessoas que tiram o estômago continuam a fazer a digestão, pois é o intestino delgado que leva a cabo a maior parte desta operação. Porque os cancros gástricos se espalham tão depressa para outros orgãos, uma vez que estão todos colados uns aos outros. E porque o fígado tem tanta tendência para ter metástases, já que todo o sangue do corpo por lá passa e traz as células criminosas.
Nota mais negativa ao tom comercial que rodeia isto. Sai-se da exposição e tem-se direito a uma garrafa de água de um patrocinador, ganha-se uma sobremesa noutro. Se os bilhetes fossem mais acessíveis, não havia necessidade disto, pois não?
Apesar de tudo, recomenda-se vivamente aos apaixonados da ciência e do corpo humano, a criancinhas em idade escolar e pessoal da área da saúde. Ver para crer, mas também para perceber como as coisas funcionam.
Acaba no final deste mês e já há filas durante os dias da semana.