De Douz, não rezará a história, pois apenas vimos um parking de dromedários. E eu aposto que o assunto ainda não acabou aqui, mas noutra categoria.
A paisagem em redor do deserto é assim, muito castanha e com uma palmeirita aqui e ali.
Ora, aqui estamos em Matmata, outro local celebrizado pela Guerra das Estrelas. Concordamos com o Sr. Lucas, continuamos a pensar que estamos noutro planeta.
Aqui, a grande atracção são as casas trogloditas, habitadas pelo povo berbere.Aqui vemos a entrada de uma, há várias que se podem visitar mediante uns trocos.
Acima da entrada, são pintados símbolos para dar sorte, o peixito e a mão de Fátima. Fátima era a filha do profeta Maomé e cada um dos dedos representa os cinco pilares do Islão.
Estas casas são escavadas na rocha, com o intuito de dar às pessoas um lar abrigado do calor intenso que se faz sentir na região.
Confirmo que são bastante fresquinhas. Fiquei cheia de inveja, porque a minha casa é muito quente. Contudo, isto não dava para mim, como os tectos são baixos, havia de andar sempre com a cabeça rachada...
omo a maioria das casas na Tunísia, são pintadas de branco, penso também com o intuito de refrescar. Também têm um pátio central, característica comum à maioria dos países muçulmanos.
Todas as divisões dão para o pátio central e não têm ligação entre si. Esta casa tinha segundo andar, ao qual se acedia por uma corda, como podem ver exemplificado pelo moço que não teve amor à vida.
4 comentários:
Muito interessante. :)
Também achei :)
Não houve nenhum tonto que quisesse reencenar uma cena da Guerra das Estrelas aí no pátio?
Infelizmente, não. Mas, pelo menos, duas pessoas tentaram a sorte a ver se partiam o pescoço ;)
Enviar um comentário