sexta-feira, janeiro 30, 2009

Quem dorme, morre



Estes cartazes publicitavam uma peça do Senhor Shakespeare num teatro de Munique, já não me recordo se o MacBeth ou o Hamlet (ajudinha, Noiva, que tens o Tico e o Teco mais jovens que os meus).

Chamou-me a atenção porque sendo a mulher dos sete instrumentos, tenho muita gente a dizer-me que devia descansar mais.
Respondo sempre que descanso quando morrer. É que, nessa altura, o tempo já não é mal empregue.

quinta-feira, janeiro 29, 2009

Esta é a confirmação...



Sou mesmo intelectual de esquerda.
Cinco filmes alemães seguidos e hoje podia ser o sexto, mas não dá, por falta de tempo.

Foram eles:
  • A Onda (em circuito comercial)

  • O Coração de Jenin

  • No fim, Vêm os Turistas

  • O Nono Dia

  • O Complexo Baader Meinhof (em ante-estreia)

Hoje seria "A Vingança", mas infelizmente o trabalho chama por mim. Não que eu quisesse dar-lhe conversa, mas tem de ser.
A não ser que alguém me queira desencaminhar e posso ponderar deixar o trabalho a falar sozinho....

PS: Todos os acima referidos são bons, mas o primeiro já saiu de cena e os três seguintes passaram no Kino e não me parece que mostrem a cara em circuito comercial.
Recomendo o último que estreia hoje (sobre o grupo terrorista de extrema esquerda alemão, conhecido tanto por Baader Meinhof como por RAF) e está nomeado para o Oscar de melhor filme estrangeiro (neste campo, o meu voto continua a ir para "Valsa com Bashir", a ver se a Academia concorda comigo).

quarta-feira, janeiro 28, 2009

Se até um Nobel da Literatura o diz…



O meu nome é Cão é o título do capítulo (nota da escriba)
"Sabeis muito bem que todos esses imãs, hodjas, hadjis e outros mercadores da pregação não morrem de amores por nós, os cães. Na minha opinião, isso remonta ao episódio do nosso Profeta que, para não acordar um gato que dormia em cima da sua veste, a cortou pela fralda. Ao recordarem a sua delicadeza para com os gatos, e não para connosco, os cães, querem fazer-nos querer da sua hostilidade para a raça canina. Tudo isso por causa do ódio secular que nos antagoniza com essas criaturas que, aliás, são de uma ingratidão conhecida até pelo mais imbecil dos indivíduos."

in “O Meu Nome é Vermelho” de Orhan Pamuk


Conforme prometido, cá está a última provocação felina, de outro dos meus autores preferidos, o escritor turco que ganhou o Nobel da Literatura em 2007.
Lembrem-se antes de me mandarem as bombas, que é o Sr. Pamuk que fala em imbecis e não eu ;)
O felino da foto foi imortalizado no Estádio Olímpico, enquanto tratava da sua higiene. Não, não está enjaulado.

Seguem-se outras citações do mesmo livro, desta feita, menos provocatórias.

terça-feira, janeiro 27, 2009

Palavras sábias, de quem sentiu as consequências na pele



Na sequência de ler a sinopse no filme "O Nono Dia" que passou já no Kino (que eu vi ontem e recomendo a pessoas que não sejam impressionáveis, porque parte da história sempre se passa no campo de concentração de Dachau), lembrei-me de algo que vi quando estive na Alemanha.

Estas palavras sábias foram proferidas por um prisioneiro, o pastor Martin Niemöller, e são citadas na exposição do campo de concentração de Dachau. Achei-as muito sensatas.

Às vezes, defender os outros também é um acto de auto-preservação. Se a Alemanha em peso (e o mundo em peso) se tivesse manifestado cedo contra a barbárie nazi, as coisas não tinham chegado onde chegaram.

segunda-feira, janeiro 26, 2009

A primeira tulipa


Raquítica e um bocado anémica (está um bocado amarela), mas já deu as caras (ontem, domingo). Vamos ver se as nove companheiras decidem juntar-se a ela em breve.
Os jacintos estão de boa saúde e mandam cumprimentos ;)

sexta-feira, janeiro 23, 2009

Virgem, onde andas tu?




You Attract a Virgo



When hard working, honest, perfectionist Virgo meet you, they've met their match.

Virgo want to be proud of their partner, and you can rise to a Virgo's high standards.



Your Virgo has a lot of life advice and wisdom to impart. And you're willing to listen.

You don't mind your Virgo taking a teacher role in your relationship. You don't take criticism or suggestions personally.


Então é que me sai o que considero o signo mais esgrouviado? Ainda por cima, só tendo namorado Capricórnios?
Curiosamente, estou rodeada de virgens, mas só meninas, seja a Mana, Apensarnummelhor, Paula e a minha afilhada M. Quer dizer, conheço dois meninos, mas ambos com menos de 3 anos e não convém andar a atraí-los, que ainda sou presa.
Lá terei de atrair um macho virgem ainda desconhecido ;)

PS: Com a inovação do aparelho nos dentes, espero que o rapaz aguarde ainda um bocadinho, senão arriscamo-nos a ter de ir ao hospital para o desentalar dos arames ;)

quinta-feira, janeiro 22, 2009

E lá fui desafiada novamente...



A blogosfera é assim, feita de desafios.

Regras:

1. Escrever uma lista com 8 coisas que sonho fazer ou que quero que aconteçam este ano.
2. Convidar 8 bloguistas a responder ao mesmo.
3. Comentar no blog de quem partiu o desafio.
4. Comentar no blog de quem desafiamos.
5. Mencionar as regras.


Coisas que quero fazer ou sonho que aconteçam este ano são:

1 – Gostava de ir ao Burkhina Faso. É que este país é tão mencionado nas minhas conversas com amigos, conhecidos, clientes e homem do talho, que gostava de saber algo mais concreto sobre ele;

2 – Gostava de conhecer o meu príncipe encantado, não exijo que o cavalo seja branco, mas agradecia não ter de beijar uma carrada de sapos para o encontrar;

3 – Gostava de ganhar um mínimo de €2.500,00 mensais e ter 35 dias úteis de férias. Isso ia permitir-me não só ter lecas para ir ao Burkhina Faso (entre outros locais da minha predilecção), como passar um período de férias prolongado, sem pensar em limites de tempo;

4 – (Agora um mais sério) Gostava que nos tempos mais próximos não houvesse problemas de saúde na família, porque o que é demais já cansa;

5 – Gostava que o meu pai ganhasse o Euromilhões (não peço para ser eu porque não jogo);

6 – Gostava que Sir Terry Pratchett lançasse um ou mais livros da série Discworld que não fossem para jovens leitores. Queremos livros das Bruxas!!!

7 – Gostava de adquirir uma casinha, para ter um covil 3D e poder dar lá raves até às 3 da madrugada;

8 – (Outro semi-sério) Gostava de continuar a ver os meus amigos estão aqui a compartilhar as coisas boas da vida comigo (sejam concertos, cinema, gelado, entre outros) e também as menos boas, se elas porventura acontecerem.

E os nomeados são, por ordem alfabética, tudo gente frequentadora do blog (não nomeei quem a Kruella nomeou):

- Aninhas
- Elsa
- Gi
- Hannah
- Júlio
- Nikky
- Rute
- Velvetsatine

quarta-feira, janeiro 21, 2009

Uma boa sugestão para esta semana



Começa hoje o Kino, mostra de cinema de língua alemã, a ter lugar no cinema S. Jorge.
Neste site do Goethe, têm toda a informação sobre programação, filmes e realizadores, para poderem escolher: http://www.goethe.de/ins/pt/lis/kue/flm/dff/ptindex.htm

Faz-se bom cinema na Alemanha e, já este passado fim-de-semana, tive a oportunidade de confirmar isso, vendo "A Onda", que estreou em circuito comercial e que recomendo vivamente.

Considerando que a programação é variada, o preço em conta (€3,50) e que são filmes que, em princípio, não vão estrear no circuito comercial, parece-me uma excelente sugestão para esta semana (até dia 29 de Janeiro).
Eu já tenho três seleccionados para visionamento.

terça-feira, janeiro 20, 2009

Ainda não estou como o Willy Wonka*, mas...



Para quê pôr o aparelho nos dentes aos 32 anos e meio, perguntarão vocês? Sobretudo considerando que o chinês da expo me disse que eu morreria aos 65 e assim terei menos de metade da minha vida para ter as favolas ajustadas?

A verdade é que é daquelas coisas que sempre quis fazer e que foi sendo adiada. Mais vale tarde que nunca. Tenho uns bons dentes, o meu dentista garante-me que se o mundo acabar à dentada, aguento quase até ao fim e sempre quis ter uns dentinhos direitinhos.

Já andei uma semana com elásticos para aumentar o espaço entre dentes e acho que emagreci, vamos ver como corre a fase dois, que começa hoje.
Vou ficar com os dentes direitos e magrinha. Querem dois em um melhor?

*Alusão ao aparelho de dentes quase instrumento de tortura que o Willy Wonka ainda menino, usava, no filme de Tim Burton "Charlie e a Fábrica de Chocolate".

segunda-feira, janeiro 19, 2009

Temos jacintos!



A boa notícia é que os cinco bolbos de jacinto já têm o que são inconfundivelmente plantinhas. Não, não cresceram assim tão depressa, a foto de rebento é que demorou uma semanita a ser publicada. Esta foto foi tirada este passado sábado, dia 17.

Lá para fevereiro/março, haverá flores neste vaso, se tudo correr bem.

A má notícia é que ainda não temos novidades das tulipas e já devíamos ter. Mas vamos esperar que estejam apenas atrasadas.

PS: estive a tirar os galhitos maiores da terra para a foto ficar mais apresentável, não quero ouvir falar em beatas desta vez, miudagem ;)

sexta-feira, janeiro 16, 2009

I love Kukuxumusu



Tinha prometido não o fazer, mas lá comprei mais uma camisola da Kuku. Consegui resistir na primeira loja (não tinham o meu número), mas na segunda não houve como escapar.
Qual acham que foi a camisola a ser exportada para Portugal, o galo sádico, cozinhando ovos estrelados...





... Bicho de duas cabeças, sendo uma atenciosa e a outra malandreca...


Ou a Marilyn "Mooroe"?
Quem acertar, não ganha nada, a não ser a satisfação de conhecer os gostos desta escriba ;)

quinta-feira, janeiro 15, 2009

Viemos em paz...


Em Barcelona, os lojistas têm por hábito ter uns interessantes graffitis nas portas metálicas da loja, moda que gostaria que pegasse por cá, pois torna as ruas mais coloridas.
Aqui temos uns simpáticos extraterrestres que, pela atitude, vieram em paz.




Este prédio tem outro tipo de graffiti, aparentemente mais sério e menos decorativo. Mas que também contribui para o prédio ser menos cinzento, tem de se admitir.


E por fim, mais uma porta de loja, desta feita, o primo do bicho de sete cabeças, o monstro de quatro olhos. Ou numa outra interpretação, mamã monstro trazendo os seus filhos na boca. De qualquer forma, gosto da crista da criatura.

quarta-feira, janeiro 14, 2009

Habemus rebentum


Ali está o verdito minúsculo a espreitar.
Os bolbos, como naturais da Holanda, não se deixaram intimidar pelo frio glaciar cá do burgo e já estão a dar um ar da sua graça.
Continuem ligados para mais actualizações na evolução dos verdinhos.

terça-feira, janeiro 13, 2009

Sugestão cinematográfica


Vi este fim-de-semana "Valsa com Bashir", filme que recomendo vivamente a quem não tem coração fraco.
Deixo-vos uma pequena cena, legendada em francês (desculpem lá), que não é propriamente um spoiler e vos dará uma ideia do que esperar do filme.
A canção é baseada num original dos Cake "I Bombed Korea" e a cena e canção são das coisas mais esgrouviadas que tenho visto. Motivo pelo qual senti que tinha de a partilhar com o pequeno universo dos leitores deste blog.
Está-me a apetecer comprar a BO do filme...

segunda-feira, janeiro 12, 2009

E o engraçado é que nem ligo à bola...



Começa a ser tradição estar à porta de um estádio espanhol no dia um de Janeiro.
Ora em 1 de Janeiro de 2008, estava à porta do estádio Santiago Barnabéu. Para os mais desinformados, é o estádio do Real Madrid.





Em 1 de Janeiro de 2009, estava à porta do Camp Nou (estádio do Barcelona).


Mas não só, também estive no estádio olímpico, que serviu de palco aos Jogos Olímpicos de 1992 e que é o recinto usado pelo Español.

Onde estará esta vossa escriba em 1 de Janeiro de 2010? À luz do que fica aqui dito, é provável que seja à porta de um estádio espanhol…

domingo, janeiro 11, 2009

יום הולדת ש*, Noiva Judia



Shalom, Noiva. Muitos parabéns, que contes muitos e eu esteja cá para vê-los.

Lembra-te que estás a ficar mais velha, mas também mais sábia ;) E a sabedoria é uma coisa boa.

À laia de bolo de aniversário (e não de noiva), cá fica uma das nossas comiditas preferidas, um bagel catalão.


*Feliz Aniversário em hebraico, segundo a Wikipedia. Mas não me responsabilizo se for outra coisa ;)



PS: Nova rubrica deste blog para o ano de 2009, vou passar a fazer posts de parabéns.
Tenho de confessar que me inspirei no blog da Elsa, onde às vezes gamo coisas, por achar que são bem apanhadas. Mas terá algumas diferenças, tipo não será a foto do aniversariante, mas algo que me lembre o dito ou algo que o supra mencionado goste.

sexta-feira, janeiro 09, 2009

Três ex-líbris de Barcelona



Também são três ex-líbris de Gaudi, mas Gaudi também é Barcelona, por isso, tá-se bem.
Este é um dos meus monumentos preferidos que gosto de apelidar Sagrada Famelga.
Lindo por fora, com o seu visual castelinho feito de areia. Por dentro, só para ricos (€10,00 a entrada) e para quem seja fã de técnicas de construção civil (só se vêem andaimes).
Já cheguei à conclusão que mais vale levar as expectativas em baixo.






Este é mais um edifício emblemático, La Pedrera. Mais uma roubalheira (€10,00 a entrada), mas este edifício está acabado. Não o vi porque essa corja, que são os turistas, fazia uma fila que dava a volta ao quarteirão.
Esta foi a imagem do puzzle que trouxe à minha mãe, puzzle maker extraordinnaire, que o acabou num dia.




Este bichinho adorável ia-me roubando o coração. Infelizmente, não encontrei réplica que estivesse à altura do original.
É um dos bicharocos do Parque Guell, local, mais uma vez, pejado dessas criaturas peçonhentas que são os turistas.


Está decidido, este ano, vou para o Burkhina Faso. Pelo menos, não devo ter de me preocupar com grandes multidões.


quinta-feira, janeiro 08, 2009

Citações que surpreendem




“Uma televisão no canto transmitia um videoclip, onde se via um rapaz de olhos suspeitosamente vermelhos, à chuva, a beijar a mão de uma rapariga de vestido encarnado. Depois, tudo se desenvolveu como de costume nos thrillers deste tipo, com bocarras de lobo e coisas do género. Gostei muito de um momento em que o moço, que trajava o vestido encarnado da rapariga, entrou na pista de dança e se multiplicou em vários lobos. Também gostei da última cena, em que a rapariga olhou para os convidados com os olhos vermelhos…”

in “Guardiães do Dia” de Serguei Lukianenko e Vladimir Vassiliev



Estava esta vossa insuspeita escriba lendo o segundo volume da trilogia sobrenatural russa, quando lhe aparece esta citação de um vídeo que aprecia.
Alguém me sabe dizer o nome do vídeo e da banda?
Quando se começa a ter citações na literatura, mesmo sendo do género fantástico, sabemos que uma banda não é meramente passageira.


Considerações sobre a obra: O mundo está dividido entre o Bem e o Mal, que se vigiam mutuamente ao abrigo de um acordo antigo. Thriller sobrenatural em três volumes (em breve, serão quatro), passado em Moscovo, onde pululam vampiros, lobisomens, transmutantes e toda a espécie de magos e bruxas.
Tem uma perspectiva diferente da habitual destes livros, focando-se mais na luta interior dos personagens, divididos entre duas frentes, e recomenda-se vivamente aos fãs do género.

quarta-feira, janeiro 07, 2009

"Não te chegues à água!"



Foi a recomendação da minha mãe para esta viagem, motivada por um mau tempo que grassou em Barcelona, e felizmente, não cheguei a experimentar. Não é tão boa como a dos patos, eu sei, mas foi o que se pôde arranjar.
Como se pode notar pela foto, estava a atravessar um período mal mandado e não segui a indicação. E ainda bem que não segui, senão não havia fotos da marina de Barcelona e do Mar Mediterrâneo.

terça-feira, janeiro 06, 2009

O caminho menos viajado




You Take the Road Less Traveled



You see companionship and loyalty as what's most important in life.



You live life at a fairly leisurely pace. You take time to enjoy the sweeter parts of life, even when you're busy.



You're willing to take a few risks in life. You may not take the road no one travels, but you're happy to take the road less traveled.



You are able to find a fairly healthy balance between work and play. You work when you need to, but you never let yourself burn out.



In another life, you could have been a great novelist. You have a knack for describing things in an interesting way.



Finalmente, um resultado de teste que me agrada.
E bem gostaria de ser escritora, mas acho que não tenho as qualidades necessárias. Por isso, contento-me com o papel de leitora compulsiva e interessada.

segunda-feira, janeiro 05, 2009

A minha fama já chegou a terras catalãs...


Só pode ser essa a explicação.
Senão porque me poria a língua de fora este quadrípede peludo ?

sábado, janeiro 03, 2009

De volta da cidade que rouba almas


“What are you afraid of?
Rincewind took a deep breath. ‘Murderers, muggers, thieves, assassins, pickpockets, cutpursers, reevers, snigsmen, rapists and robbers.’ He said. ‘That’s the Shades you’re going into!”*

*The Ankh-Morpork Merchants Guild publication Wellcome to Ankh-Morporke, Citie of One Thousand Surprises describes the area of Old Morpork know as the Shades as a ‘folklorique network of old alleys and picturesque streets, wherre excitement and romans lurkes arounde everry corner and much may heard the traditional street cries of old time also the laughing visages of denuizens as they goe about their business private’. In other words, you have been warned.”

in Sourcery de Terry Pratchett


NOTA DA ESCRIBA: Agora temos de passar a designar este cavalheiro por Sir Terry Pratchett, uma vez que a Rainha decidiu, no ano novo, armá-lo cavaleiro. Talvez porque a série Discworld completou 25 anos, talvez porque o escritor viu-lhe ser diagnosticado Alzheimer e quiseram homenageá-lo enquanto ainda tem o juízo todo.
De qualquer maneira, regozijo com a honra atribuída ao meu escritor preferido.