quinta-feira, novembro 23, 2006

Pobre Tinky Winky ou a saga da cegueira religiosa


(O post de hoje é dedicado à aniversariante Kruella e ao seu rebento, A., apenas porque ela faz anos e prometi-lhe ontem que dedicava o post ao rapaz - sempre tem bonecos)

Calhou ontem lembrar-me do Tinky Winky, por causa do arranjo floral roxo que nos calhou no escritório esta semana. Podia ter-me lembrado de outras coisas roxas, mas lembrei-me desta.
Para quem não sabe, o Tinky Winky é o boneco que aparece na foto, um dos Teletubbies, programa para crianças da BBC, que já ganhou vários prémios.
Ora o que tem o Tinky Winky a ver com a cegueira religiosa?
Este pobre boneco inofensivo, um grande preferido das crianças, tornou-se famoso entre os adultos devido a um ataque de um líder religioso americano, Jerry Falwell. Esta criatura veio dizer que este boneco não era um bom modelo de conduta para as crianças porque era gay…
As palavras literais do senhor foram as seguintes: "He is purple - the gay-pride colour; and his antenna is shaped like a triangle - the gay-pride symbol." E com isto foi o pobre Tinky Winky arrancado do armário.
Será que bonecos têm preferência sexual? É uma teoria no mínimo discutível. E porque é que as pessoas assumem que o TW é macho? A mim, todos os Teletubbies me parecem bastante assexuados (à excepção da Laa Laa, não sei porquê, assumo que é fêmea, lá estão os preconceitos a funcionar, ninguém é imune).
Diz o reverendíssimo que o assunto vinha sido discutido há algum tempo em revistas gays (ricas leituras que fazemos, oh reverendo). Houve quem juntasse, este boneco é suspeito porque usa uma malinha.
O assunto foi extremamente badalado, o que é para admirar, tendo em conta que o reverendo já disse que o Super Rato incentivava as crianças ao uso de drogas porque cheirava uma flor num episódio (sim, de cheirar flores a snifar cocaína vai um passo, como todos sabemos). Também disse mais recentemente que parte da culpa dos atentados do 11 de Setembro era dos apoiantes do aborto, gays e lésbicas porque gozam com Deus (!?). Acho que a esta altura o pessoal lá dos EUA já devia ter percebido que não vale a pena dar tempo de antena ao cavalheiro em questão.
Mas vamos levar isto um passo mais à frente. Para mim, todos os Teletubbies são suspeitos. Sim, o Po (o vermelho) tem aquele círculo que na cabeça, que é muito duvidoso… E sendo vermelho, é comuna de certeza. Passamos à Laa Laa, com aquela cor, ninguém me tira que tem icterícia devido ao uso de drogas. E o Dipsy (o verde) tem um falo erecto na cabeça, é tarado.
Pronto, está a fotografia tirada, Teletubbies: um gay, um comuna, uma drogada e um tarado…
É o que dá levar a simbologia longe demais…

PS: Eu não tenho nenhuma obsessão com os Teletubbies e até tive de ir ver o nome de dois à net porque não sabia. Engracei com o Tinky Winky porque sou uma grande defensora dos oprimidos e injustiçados. Por isso, não comecem a usar a simbologia para me analisar a mim, pequenos, que é capaz de dar mau resultado…

5 comentários:

Anónimo disse...

os Teletubbies dizem adeus...adeus
os Teletubbies dão abracinho..abracinho
vi n vezes os teletubbies com a minha sobrinha mais velha, até sei cantar a música do "genérico",,,tem a sua piada independentemente das tendências sexuais, politicas ou religiosas dos bonecos ;)

Anónimo disse...

LOL

As coisas que eu aprendo neste Covil. :-D

Precious disse...

Pois, meus caros, a ideia é mesmo que se aprenda qualquer coisita com os blogs.
E só neste (ou pelos menos não tenho conhecimento de outros), têm vídeos que só passam depois da meia noite e os Teletubbies.
Sim, ambos são importantes para a nossa cultura geral...

Anónimo disse...

Só um gay para identificar um gay no armário, não é, Reverendo???

Tal como a demoiselle Precious, eu também defendo a minorias, portanto acho que os gays, os tarados e os comunas têm direito à vida! Já os drogados, mandava-os para… os EUA!
(Na realidade mandava-os para outro sítio, mas não quero ofender nenhum drogado que possa ler este comentário…)

Precious disse...

Eh, pá. Que cubanas que estávamos no dia deste comentário, ma chère Tiazoca. Sim, o nosso amigo Fidel é que manda os indesejáveis para terras de Tio Sam.
A verdade é que todos temos o direito à vida (até os drogados), mesmo que possamos ser inestéticos. Se interferirem com os direitos dos outros, levam com a ripa. E sim, meus amigos, levam mesmo, desde que o pessoal apresente queixa.