terça-feira, janeiro 30, 2007

Macbeto

Ora então, como se não bastasse o estado febril em que me encontrava na quarta-feira, ainda tinha bilhetes para o Macbeth no sábado. Como estava fora de questão perder o dinheiro dos bilhetes, lá me equipei para uma expedição no Ártico e pus pés a caminho.
A peça estava no teatro da Trindade, que é muito giro, mas tem uma séria falta de funcionalidade para os dias de hoje. Digamos que as pessoas com comprimento de pernas normal teriam de reaprender a andar se a peça não tivesse intervalo. As cadeiras estão muito juntas quer em largura, quer em comprimento. Pelo menos, ficámos aconchegadinhos (deu jeito para as cenas das bruxas).
Cenário e guarda-roupa irrepreensíveis. Kilts e botas de pêlo à discrição, o que ajuda ao feeling da coisa. Ajudaria se o Banquo/Duncan tivesse a barba comprida, os escoceses desse tempo teriam todos esse atributo.
As bruxas estavam interessantes, apesar do frio horroroso que se sentia sempre que entravam em cena. Era o nevoeiro, não se pode ter tudo. Tinham olhinhos vermelhos, o que fica bem às bruxas. Mas uma delas era um ele, o que me pareceu mal. Falta de gajas no elenco?
Os actores estavam todos bem, mesmo a Lady MacBeth (sorry, Black Cat) e a mocinha que fazia de filho do MacDuff (pelos vistos, há falta de adolescentes do sexo masculino no teatro).
O Bardo escreve bem, o que é vital para a coisa, tem de se lhe dar esse crédito e os actores estiveram à altura. Foi a primeira peça dele que vi, mas li o livro. Aliás, li a maioria das tragédias mais importantes. Comédias é que nem por isso, acho que só o Mercador.
Não é preciso contar a história, pois não? Na dúvida, cá vai. Voltava Macbeto vitorioso de uma batalha quando dá com três bruxas que lhe vaticinam grandes honras, a última das quais, que será Rei da Escócia. Pelo poder da sugestão, por as pessoas nunca quererem deixar o destino tratar das coisas sozinho e por, ainda assim, os homens darem demasiados ouvidos às mulheres mas só em assuntos que não deviam, o Macbeto começa a dar uma ajudinha ao destino para se tornar monarca. E as coisas começam a ir down hill a partir daí.
Estou a ficar velha porque apesar da peça ser interessante, começou a dar-me sono. Acho que foi a penumbra geral da peça, o estar doente e o facto da cadeira ser relativamente fofinha. Ainda assim, quem não quis ir ao Haagen Dasz para gelados a seguir, até foi a Black Cat. O que prova que, mesmo doente e cansada, continuo a não ter juízo nenhum.

Em breve, estará o Hamlet em cena também na Trindade. Macacos me mordam se desta vez não vou para a primeira fila para poder esticar os presuntos. Estendo o convite a quem queira acompanhar-me (BC, já assumo que terei a sua estimada companhia).
Também em breve, Júlio César no S. Luís. Também vou ver esta, inscrevam-se nos comentários.
Quem não perceber a lógica de eu juntar estas três peças, consulte por favor a Wikipédia, está a precisar de se cultivar um "quico".
E mais não digo (excepto que Macbeto é o nome carinhoso que lhe damos e não uma gralha).

4 comentários:

Anónimo disse...

ohhhh...então eles não podiam ter posto a MacDuff a fazer de bruxa e o Bruxa a fazer de MacDuff? hummmm...Pois os homens têm uma certa tendência para ouvir as mulheres quando não devem...hummm...deve ser por isso que o meu gajo não faz Down Hill...ele diz que é por nao ter bicla para isso eu cá acho que ele não me ouve de maneira nenhuma. Nem os bons nem os maus conselhos...LOL.

Precious disse...

É assim, nestas peças, geralmente os actores fazem mais do que um papel. Por isso, o rapaz MacDuff era a bruxa mais estridente.
A bem dizer, o gajo podia ter sido substituído por mais uma mulher da peça, a Lady MacBeth, que com o marido, foi a única a ter apenas um papel.
E acho que o teu marido não pode ser assim tão mau, isso deve ser alguma publicidade enganosa à mistura...

Anónimo disse...

1. O que eu gostei dos kilts!
2. OMOLETE, espera por nós! JC também!
3. Nada como a GATA para meter juízo na sua cabeça – doentinha e a querer ir empanturrar-se em Haagen Dasz à meia-noite?!

PS: o facto de haver um gajo a fazer de gaja é tipicamente Shakespeariano! E quanto à gaja a fazer de gajo é tipicamente… Gwyneth Paltrow! :-)

Precious disse...

BC, todas as alturas são boas para comer Haagen Dasz e isso que os gelados pioram as constipações e dores de garganta é um mito.