quinta-feira, junho 28, 2007

E o nosso Portugal, também vai por este caminho?


"Ma France à moi, c'est pas la leur, celle qui vote extrême,
Celle qui bannit les jeunes, anti-rap sur la FM,
Celle qui s'croit au Texas, celle qui a peur de nos bandes,
Celle qui vénère Sarko, intolérante et gênante.
Celle qui regarde Julie Lescaut et regrette le temps des Choristes,
Qui laisse crever les pauvres, et met ses propres parents à l'hospice,
Non, ma France à moi c'est pas la leur qui fête le Beaujolais,
Et qui prétend s'être fait baiser par l'arrivée des immigrés,
Celle qui pue le racisme mais qui fait semblant d'être ouverte,
Cette France hypocrite qui est peut-être sous ma fenêtre,
Celle qui pense que la police a toujours bien fait son travail"
Ma France à moi - Diam's*

Mais um exemplo de rap que eu aprecio. Esta senhora tem outra canção a que acho muita piada, "Jeune Demoiselle", bastante mais descontraída e alegre. Mas tendo em conta os recentes acontecimentos em França, fazia mais sentido postar esta. Além disso, o vídeo está muito bem conseguido e capturou perfeitamente a ideia de intolerância.
A nossa realidade é diferente, mas penso que a Europa em bloco está a seguir na mesma direcção. Cada vez toleramos menos o que é diferente, cada vez temos mais medo dos imigrantes e cada vez pensamos mais em nós e menos nas pessoas que nos rodeiam. É uma pena.

*Tradução algo livre da minha autoria:
A minha França, não é a deles, aquela que vota em extremistas
Aquela que bane os jovens, anti-rap na rádio,
Aquela que se acha no Texas, aquela que tem medo dos nossos grupos,
Aquela que venera Sarko (Sarkozy), intolerante e embaraçoso.
Aquela que olha para Julie Lescaut e lamenta o tempo dos “Choristes”,
Que deixa morrer os pobres e mete os próprios pais num hospício,
Não, a minha França não é a deles, que festeja o Beaujolais,
E que finge estar f*dida pela chegada dos imigrantes,
Aquela que fede a racismo mas que finge estar aberta,
Aquela França hipócrita que está talvez debaixo da minha janela,
Aquela que pensa que a polícia sempre fez bem o seu trabalho

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu gosto bastante da DIAM's e já tinha prestado especial atenção a este "Ma France à moi".
Em relação à minha opinião sobre o assunto... tu sabes qual é, já falamos várias vezes sobre o assunto. Mas, se não te importas, desta vez vou abster-me... não quero ser acusada de não ser simpática! :-)

deKruella disse...

Não conheço muitos artistas franceses:(
Esta tb não...

Precious disse...

Black Cat, tudo o que me cheire a racismo, parece-me muito mal. Que se repare na diferença, sim, porque o ser humano está preparado para o fazer, que se discrimine e se age movido pelo preconceito, não.

K, agora já conheces :)