quinta-feira, agosto 28, 2008

Mdina, a preferida

E esta é mesma a cidade maltesa que a escriba prefere.
Será porque era a mais parecida com Dubrovnik? Porque estava cheia de pormenores engraçados? Porque se via gente na rua entre as 14h e as 16h? Ou porque tinha uma publicidade da Coca-Cola (ver Aqui e Ali) junto ao portão da cidade?
Acho que é pela conjugação de todos estes factores.




Mais uma cidade murada, com entrada mimosa e bandeira maltesa desfraldada.



As ruas, com nomes de santos, bem entendido, não só têm o pormenor engraçado se ser bilíngues (como aliás o são também em La Valetta), como são em louça pintada. Mais um exemplo de kitsch bom.



Os becos são particularmente giros, por serem mais branquinhos que noutras cidades maltesas. Daí também a cidade ser mais parecida com o tal burgo que esta vossa escriba não se cansa de mencionar aqui.
Íamos almoçar neste restaurante, mas estava fechado, o que nos fez atacar a galinha assada grega no restaurante com nome italiano (o já atrás referido Gattopardo).




Este pormenor era recorrente nas igrejas maltesas, túmulos com esqueletos ou caveiras. Como estes esqueletos eram particularmente fotogénicos, expressivos e têm uma boa pose, foram os escolhidos para adornar o Covil.
Gostava de poder mostrar-vos as Catacumbas de S. Ágata (uma santa martirizada com direito a corte de maminhas), muito mais interessantes e com esqueletos a sério, mas não deixam fotografar. As catacumbas são mais precisamente em Rabat, cidade colada às muralhas de Mdina.


Daqui para dentro era Mdina, daqui para fora era Rabat.
A muralha estava bem preservada e permitia o acesso a turistas, que podiam assim imortalizar os arredores da cidade com "plins".

2 comentários:

Noiva Judia disse...

Gostei particularmente dos esqueletos e das placas das ruas em loiça. Acho mal não deixarem fotografar a santa de mamas cortadas!

Precious disse...

Pois é, e lá as imagens até eram particularmente "gore", com o sanguinho a correr e tudo.
Querem ver que por causa do sacana do gajo dos Bros, o post da minha cidade preferida fica despida de comentários? ;)