sexta-feira, novembro 28, 2008

Salsichas em bardana

“There’th fresh walago*, noggin**, thclot***,thwinefleth and thauthageth,’ said Igor, still clearly upset about the trophies. ‘I’ll thop tomorrow, if her ladythip giveth me inthtructions.’
‘Is swineflesh the same as pork?’ said Vimes. People in drought-stricken areas would have paid good money to have Igor pronounce sausages.
‘Yes,’ said Inigo.
‘And what is in the sausages?’
‘Er, meat?’ said Igor, looking as though he was ready to run.

*A kind of pastry made from curtains

**Buckwheat dumplings stuffed with stuff

***Bread made from parsnips, and widely considered to be much tastier than the dull wheat kind”

in The Fifth Elephant de Terry Pratchett (livro que se passa numa terra fictícia do Discworld, Überwald. Qualquer semelhança com a Alemanha, não é pura coincidência).




Bem, não há dúvidas que a Alemanha é a terra das salsichas. Este prato da Weisses Bräuhaus mostra cinco tipos diferentes.



Mas a Alemanha não se limita às salsichas. Esta é outra especialidade do meu agrado, umas simpáticas massinhas, designadas Spätzl, que costumo comer no restaurante alemão em Lisboa, Pano de Boca, no Teatro Aberto, e que recomendo vivamente.




Não verão aqui peixe, não só porque é contra a minha religião comê-lo, mas também porque na Baviera, o pessoal gosta é de carne (ah, grande região). Isto é Leberkäse, uma espécie de produto de charcutaria que parece um fiambre mais fino. Altamente recomendado também.






Tinha decidido pôr só umas salsichas aqui, para não vos dar uma overdose, mas estas eram tão lindas, que não resisti. E eram bem boas também.



Esta especialidade não é alemã, mas austríaca, mas vão encontrá-la em abundância dos dois lados da fronteira. Chama-se Schnitzel (única palavra daqui sem "umlaut" ;), é um panado de porco. Este é à moda de Viena, apesar de ter sido comido em Salzburgo.

Com isto não se esgotam os posts culinários. Este foi o post do que se espera comer na região, o próximo será sobre o que não se conta comer na região, mas come-se à mesma ;)


6 comentários:

Hannah disse...

E Leberkäse no pão? Uma delícia!

Gi disse...

Lecker!

Anónimo disse...

Stroke alert! Stroke alert! Stroke alert! Mas tão bom.......

Sandrine disse...

ver este post com fome não é aconselhável.... de todo :S

deKruella disse...

Opa outra vez comida????
Tou bem arranjada contigo...e com efeitos de luz e tudo para parecer tudo muito apetitoso...

Bem agora tenho que ir ali enfardar qq coisa...credo!

Precious disse...

Hannah, nunca experimentei, mas parece-me muito bem.

Gi, grande palavra alemã. Para quem não fala Deutsch, quer dizer delicioso, mas também se aplica em campos que não a comida...

Noiva, o meu colesterol não beneficiou nada com isto, mas eu fiquei satisfeita.

Sandrine, comer os pratos foi pior que vê-los, acredita ;)

K, ainda vem mais um post alimentar.
Quanto aos arranjos de luz, estás a falar das salsichas que ficaram meio na sombra, meio na luz por eu ter sido demasiado preguiçosa para arrastá-las para um sítio só com luz ;)