terça-feira, fevereiro 02, 2010

Precious no Cinema - Parte II



Ambos os filmes passaram no Kino (mostra de cinema de expressão alemã), e que eu saiba, não está prevista a estreia em circuito comercial. Contudo, as maravilhas da Internet permitem-nos ultrapassar esses problemas.
O primeiro filme apenas está aqui por ter sido produzido por alemães. É falado primariamente em inglês, com uns pózitos de bósnio e uma pitada de alemão.
Achei o tema interessante, uma procuradora do tribunal penal internacional para a ex-Jugoslávia que investiga um processo que tem mais sumo do que parece à primeira vista. Contudo, pareceu-me demasiado ser um telefilme e a parte jurídica foi uma anedota. Eu sei que eles têm de criar suspense, mas não vamos exagerar. Eu não recomendo este.




Já este é muito melhor. Passa-se nos últimos dias da invasão soviética a Berlim, no fim da Segunda Guerra Mundial e foca os problemas que as mulheres alemãs enfrentaram nesse período. A protagonista procura um protector para evitar ser multiplamente violada pelos soldados soviéticos. Encontra um oficial que serve esse propósito, mas os sentimentos não ficam à porta.
É baseado num livro que esteve banido alguns anos por ter sido mal recebido pelo público, a ponto de não se saber o nome da autora (daí o nome do filme). Levanta a importante questão, o que é admissível fazer para garantir a nossa segurança em momentos dramáticos.
Este recomendo sobretudo às senhoras.

O Kino acaba na quinta-feira.

2 comentários:

Noiva Judia disse...

Sim, o Anonyma é infinitamente superior ao outro. Muito bom.

Precious disse...

E cá fica outra opinião para não terem de se fiar só em mim :)