quinta-feira, abril 01, 2010

Noite alla turca



Exactamente há uma semana, a vossa escriba, acompanhada da comadre Noiva Judia, foi assistir a um Sema organizado pela Associação de Amizade Luso-Turca, na Aula Magna da Universidade de Lisboa.
Acabou por ser mais do que um Sema, e a Associação apresentou várias formas de cultura turca, numa operação de charme que terá agradado aos espectadores.
Tivemos direito a banda, a primeira manifestação cultural da noite.





O folheto do evento dizia "Como fazer Ebrus? Praticar esta arte é muito prazeroso, mas necessita de muita paciência.". As mentes perversas começaram imediatamente a cogitar o que seria.
Mas afinal, é pintura num tabuleiro com água, que a foto supra exemplifica.




A parte mais interessante é ver o pintor trabalhar com a água, começando com formas irreconhecíveis e acabando com flores, como a que se vê aqui. As flores preferidas são as tulipas e as rosas.
Após espalhar a tinta na água, coloca-se um papel por cima e decalca-se. É interessante e eu não fazia a mínina ideia que isto existia.


Mas o que atraiu esta vossa escriba ao evento foi a promessa da dança dos dervixes, que já tinha visto em Istambul e que me tinha apaixonado.
Eram pouquinhos, a banda era pequena e o espaço muito esmagador. Em Istambul, eram muitos e num espaço mais pequeno, o que tornava a actuação mais avassaladora. Mas ainda assim, foi mágico.

Tendo em conta que a Aula Magna estava com casa cheia e o evento foi um sucesso, fica a esperança que possa repetir-se.
A Associação de Amizade Luso-Turca tem site na net (www.lusoturca.com) e oferece cursos de língua turca, arte Ebru e caligrafia. Se vos apetecer fazer algo completamente diferente, é uma boa opção.

4 comentários:

Noiva Judia disse...

Esqueceste-te d emencionar o espectáculo suplementar dos comentários que a "tronga" ia fazendo em simultâneo à pintura ebru... Aquela mulher era um poço... de bacoradas! Mas pelo menos pôs o auditório a rir.

Precious disse...

Ia fazer isso e esqueci-me.
Tal como me esqueci de mencionar que tiveram a simpatia de nos dar um olho da inveja e uma delícia turca.

fenix disse...

N fazia ideia. Gostei tanto de ter ido á Turquia que teria sido uma boa ideia esta visita cultural.

Precious disse...

Não deu tempo de avisar aqui, uma vez que soube de véspera. Mas mantém-te atenta ao site da associação, parecem ser muito activos e ter regularmente programas novos.