segunda-feira, abril 19, 2010

Projecto Cultural #2 - Museu Arqueológico do Carmo



Ora a visita escolhida para fim-de-semana da Páscoa foi o Museu Arqueológico do Carmo.
Esta etapa não tem apontamento gastronómico, mas a escolha é infindável no Chiado. E à porta do museu, existe uma casa de chá, com excelentes scones.






Ora o Museu Arqueológico tem uma vasta zona ao ar livre, por isso, evitem visitá-lo quando chove, ao contrário do que eu fiz.
Ora aqui está o meu pézito para provar que estive, de facto, no local. A minha mãe recusou-se a imortalizar o seu pézito, diz que aqui no blog só mostra as mãos.




Do lado de fora, têm sobretudo lápides, das mais variadas origens. Esta é a lápide de um rabi e está escrita em hebraico.
Verão muitas gárgulas, um poço e uma pia baptismal. Os itens estão todos devidamente identificados.


A parte interior é a mais pequena. A maior curiosidade será o túmulo originário do Condestável, o responsável pela construção do edifício.
Existem outros túmulos, uma secção dedicada à influência árabe e uma sala com três múmias, duas peruanas e uma egípcia. É uma colecção pequena, mas não nos podemos queixar da falta de variedade.





Havia uma lápide que andei especificamente à procura (sim, eu leio atentamente os papelinhos que dão nos museus). Alguém deu o nome de Maria Leitoa a uma pobre alminha de tempos passados. Fica a minha solidariedade pela pobre senhora.

O museu tem uma excelente vista sobre Lisboa, sobretudo da área da loja. É pequeno e visita-se sem cansaço. A colecção é muito variada. O preço da entrada é acessível. Tem múmias.
Será preciso mais argumentos para ir visitá-lo?

7 comentários:

Gi disse...

Já lá fui; tenho fotos parecidas e a loja é, realmente, "a room with a view". :)

aespumadosdias disse...

Nunca lá entrei dentro. A vista do topo do Elevador de Santa Justa que fica ao lado é magnífica.

Precious disse...

É a única coisa interessante da loja, porque os tarecos não são lá muito interessantes, Gi.

Espuma dos Dias, acho que a exposição merece uma visita. Já não vou há muitos anos ao Elevador de Santa Justa, mas lembro-me que a vista era fantástica.

Maria Felgueiras disse...

E as ruínas dão sempre excelentes fotos. É uma visita que vale bem a pena. Só lá fui uma vez.

Boa "reportagem"!

Precious disse...

Foi precisamente a tua menção a múmias que me abriu o apetite e pôs este museu na lista. Valeu a pena.

Noiva Judia disse...

Tenho de lá ir um dia destes.

Precious disse...

Acho que deves ir e depois, atirar-te aos scones. Parece-me um excelente programa.