quarta-feira, maio 12, 2010

No cinema - Líbano e Aquário



Fui ver este filme israelita com "A Valsa com Bashir" em mente e esse terá sido um grande erro.
Tratam os dois filmes do mesmo assunto, a primeira guerra do Líbano, mas a Valsa dá dez a zero a este.
Não é que seja um mau filme, está é a ser comparado com um muito melhor. Basicamente, passa-se dentro de um tanque de guerra israelita, que vai parar a uma zona controlada pelos sírios no Líbano. A acção desenrola-se dentro do tanque ou com vista do periscópio do tanque. Bem dizia o Ari Folman (realizador da Valsa) que teve de fazer o filme dele em desenho animado, senão saía-lhe do bolso. Aqui não há-de ter saído do bolso, mas perde-se também um pouco da emoção.




Já este filme é outra história. A personagem principal é uma miúda de 15 anos que adora dançar e está muito zangada com a vida. Lida com a sua família disfuncional (mãe e irmã) e o efeito que a chegada do novo namorado da mãe terá sobretudo na filha mais velha.
Este fenómeno de disfuncionalidade, tão típico na Grã-Bretanha, também já chegou aqui e é sobretudo isso que faz doer o coração, quando o vemos.
Mas é um excelente filme e, havendo oportunidade, é a não perder.

4 comentários:

Noiva Judia disse...

Sem dúvida, quem viu a Valsa com Bashir não consegue evitar as comparações com "Líbano". A história até teria potencial, mas precisaria de um mega budget de Hollywood para ser bem desenvolvida. E nem me consolei com o facto de lá estar o bonzão do Itay Tiran, que neste filme aparecia todo badalhoco :(

Já o Aquário é excelente e é arrepiante pensar que é um daqueles casos em que a arte imita a vida.

Precious disse...

Isso da badalhoquice, não é um problema. Nada que um bom banho e uma esfregadela não resolva ;)

aespumadosdias disse...

Os temas dos 2 filmes parecem pelo menos bastante interessantes.

Precious disse...

Sim, são extremamente interessantes.