segunda-feira, maio 24, 2010

Projecto Cultural #3 - Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves



Este museu não fazia parte da lista original, mas dado o adiantado do mês, a localização, o facto de ter programa na noite longa dos museus, ditou a sua visita.
Ora esta pequena gema situa-se no Saldanha e tem uma pequena colecção, muito interessante.





O cavalheiro que dá o nome à casa era um famoso oftalmologista, que privava com Calouste Gulbenkian e que reuniu uma interessante colecção de arte, louça e mobília.
Esta era a peça de colecção que não me importava nada de levar para casa. Adoro escrivaninhas e esta peça inglesa caiu-me no goto.
O edifício em si, Casa Malhoa, é uma preciosidade, cheia de recantos. Como a visita acabou por ser encurtada dado o adiantado da hora, terei de voltar.

Tenho ideia que fotografei mais quadros, mas o bicho papão deve ter comido as fotos. Este pintor é francês, amigo e percursor dos impressionistas. Mal me relembre do nome, logo esclareço aqui.
A colecção tem alguns pintores mais famosos, alguns estrangeiros, mas sobretudo portugueses (Silva Porto tem várias telas). Neste momento, está em exibição uma exposição temporária, que inclui um quadro que se atribui a Courbet, um preferido da vossa escriba (o senhor do quadro da vagina que causou celeuma em Braga).
É bem localizado e proporciona um bom programa de Domingo, toca a ir visitar.

5 comentários:

Gi disse...

Pelo menos este Museu deixam fotografar; sábado fui ao Museu da Cidade e nickles.
De qulquer maneira fotografei, apenas, um erro de português para a minha galeria. :D

Precious disse...

Não é bem assim, Gi. Segui a visita guiada e estavam a tirar fotos para documentar o evento. Tirei também, mas quando tentei continuar após o fim da visita, já não me deixaram.

aespumadosdias disse...

Também não aproveitei a noite dos museus. Já ouvi falar desse. Onde é?
Cá é raro ir a 1 museu mas quando vou ao estrangeiro visito vários.

Noiva Judia disse...

E ao contrário do que aconteceu no ano passado no Museu de Arte Contemporânea do Chiado, esta visita guiada era feita por gente que percebia do assunto.

Precious disse...

Espuma, é ali no Saldanha, perto do Sheraton. E foi precisamente o facto de haver uma carrada de cidades europeias com mais museus visitados por mim que a cidade onde vivo que me levou a inaugurar este projecto.

Sim, Noiva, o ano passado foi uma miséria em termos de explicação. E sempre bom ter um serviço feito por quem percebe.