quarta-feira, julho 07, 2010

A visita Albicastrense - a cidade


Ora Castelo Branco é uma cidade pequena e mimosa, que teve a minha visita a propósito da exposição dee dinossauros, se que falaremos em outras vésperas.
Como o nome indica, tem um castelo, do qual sobrevive uma torre e uma pequena parte da muralha.



O castelo e miradouro de S. Gens têm uma vista panorâmica da cidade e arredores. Aqui vê-se a Sé Catedral, recentemente restaurada com capitais comunitários.


A parte mais interessante é o centro histórico, cheio de edifícios em pedra, com muita personalidade. Esta é a antiga Câmara Municipal, agora Cruz Vermelha, que se situa na antiga Praça Velha, agora Praça Luís de Camões.


Outros motivos para visitar a cidade seriam o Jardim do Paço, o Museu Cargaleiro e o Museu Canteiro. Não deu para ver tudo porque tínhamos destino traçado longe do centro.
No centro, encontrámos ainda o edíficio de que faz parte este porta. Não estava marcado por fora, por isso não sei o que era (alguém pode ajudar?). Tinha uns belos azulejos na parte de dentro, mas não tivemos acesso.

2 comentários:

sophia disse...

Sei que já fui a Castelo Branco mas a única memória que tenho é do Jardim do Paço, por algum motivo foi a única coisa que não esqueci. Gostei de conhecer/ver mais da cidade e fiquei com curiosidade em revisitar

Precious disse...

Só passei à porta, não houve tempo para mais.
Achei que, estando nas redondezas, vale bem a pena visitar. Mas a distância torna tudo mais complicado.