terça-feira, setembro 28, 2010

Jornadas Europeias do Património Parte I






Ora a vossa escriba procurou aproveitar as jornadas, apesar do excesso de oferta desse fim-de-semana.
Dado o adiantado da hora, acabou por ser escolhido o núcleo arqueológico da Rua dos Correeiro, que inclui uma amostra sobre Sardinha Romana e Ossos que contam histórias.
A entrada pela Rua Augusta tem estas réplicas de ânforas à porta. Não dando com elas, é procurar o maior Millenium da rua e é lá.








Qual não foi o espanto do Millenium quando, ao escavar a cave para fazer umas caixas-fortes, deu com um sem número de camadas de diferentes épocas, todas de elevado valor histórico? É o que dá escavar na Baixa, é o que eu digo.
Este era, até recentemente, o mais completo mosaico romano colorido de Lisboa. Mas disse a guia que, entretanto, já se encontraram outros.






Estes são os vestígios mais antigos, datados da Idade do Ferro. Vêem-se bem a delimitações das casas e o buraquinho ao centro, que era o aquecimento central. A piada não é minha, mas da guia.


Na época Romana, este local era uma fábrica de molho de sardinha, conhecido na época por Garum, muito apreciado pelos Romanos. Alguns tanques estão à mostra como este aqui.
O molho passava por diferentes fases e seguia, depois, para distribuição por todo o Império Romano. Era uma espécie de mini-globalização.
A estes vestígios juntam-se outros, pré e pós-terramoto. E até têm uns ossitos como bónus numa das câmaras mais perto do fim, parecendo indiciar um possível cemitério (não escavaram mais, por isso, não sabem).
O meu veredicto é: muito interessante. Não só o local é extremamente engraçado de visitar, como a guia percebia o que estava a fazer. Tem é de se ter cuidado com a cabeça, acreditem, eu sei do que faço.



Para acabar em beleza, sugere-se um bar medieval da Rua de S. Julião, chamado Trobadores.
Não é um conceito hard-core como o saudoso De Olde Hansa em Tallin (vd. fotos da cagadeira medieval). Como sabemos? Porque temos uma lata de Coca-cola e um copo de Guinness, em vez de duas barriquinhas de Coca-colus e Guinessus ;)
Mas não sendo fundamantalista, é agradável.

2 comentários:

Noiva Judia disse...

Andar no subsolo à procura de pedregulhos e ossinhos bolorentos é connosco! Quanto ao bar, de medieval só mesmo a imaginação da ementa, mas é agradável, sim.

Precious disse...

Olha, era o que havia disponível e pronto.