quarta-feira, setembro 01, 2010

Projecto Cultural #5 - Noite Longa dos Museus



Este post já devia ter sido feito há um tempinho, mas só agora me deu para isto.
A noite longa foi em duas quintas-feiras de Agosto, nós estivemos na segunda. Até fins de Setembro, alguns museus continuarão a ter animação às quintas à noite. Podem consultar a programação aqui: http://www.imc-ip.pt/pt-PT/noite_museus/noites_programacao/HighlightList.aspx
Começámos e acabámos pelo museu dos coches, onde assistimos a duas visitas guiadas muito informativas. A primeira foi aos veículos em geral da colecção, a segunda ao veículo do regicídio, que costuma estar em Vila Viçosa, mas agora está cá.
Confirma-se que as visitas guiadas acrescentam muito à experiência da visita do museu, sobretudo quando os guias sabem do que falam, o que era o caso.




Já aqui se tornou evidente uma certa falta de organização. No site, não se falava em marcações para visita guiada, e no local exigiam-na. Resultado, das duas visitas guiadas que queríamos assistir, nem uma conseguimos. Particularmente, as antiguidades egípcias estavam ao rubro e não houve maneira de sequer entrar na sala. Era desnecessária esta confusão toda.
Lá terei de regressar aqui este mês, para ver uma exposição especial de ícones romenos e espero visitar as minhas amiguitas múmias nessa altura.




A vossa escriba andava a afiar o dente para visitar este há muito tempo, uma vez que esteve fechado durante anos. Mais uma vez, uma certa falta de organização. Aqui esqueceram-se de avisar que a colecção não estaria em exposição e que a visita seria apenas ao edifício. Mas o edifício vale a pena.
Que museu com tanta potencialidade para o kitsch. Aparentemente, abre ao público com a colecção ainda este ano. Estou a contar ir.


E finalizámos com uma visita aos claustros do mosteiro dos Jerónimos. A igreja estava fechada, mas essa é bem conhecida.
Numa sala dos claustros, existe uma linha temporal gigante com história do mundo, de Portugal e do mosteiro. Tremendamente interessante.
Ficaram por ver os paços do concelho, visita que teria sido certamente interessante. Mas esperamos que a iniciativa se repita no futuro.

3 comentários:

fenix disse...

Eu n sou mt pró museus, m confesso q fiquei algo curiosa p visitar alguns :)

sophia disse...

Sim, senhora. Isso é que é conhecer a oferta cultural que te rodeia! E fizeste-me lembrar que nunca visitei os Jerónimos... um dia trato disso

Precious disse...

Os museus apelam sempre, temos é preferências quanto ao tipo de exposição que têm exposta, Elsa.

Sophia, e quando vieres, avisa e vamos comer pastéis de Belém :)