segunda-feira, dezembro 06, 2010

A plantação deste ano



Já um pouco em cima do prazo, lá fizemos a plantação deste ano.
A minha mãe ficará muito triste se esta prenda do vizinho não pegar, mas dado o aspecto mirrado e pouco saudável dos bolbos, ficarei muito admirada se as boas das campaínhas brancas não borregarem.






Outra prenda do vizinho, mas desta feita com melhor saúde. Mesmo assim, os bolbos não são tão bonitos como os nossos do ano passado, por isso, o prognóstico é reservado.




Já estes foram escolhidos por nós e já estão a rebentar. São Crocus, a planta de onde se retira o açafrão. São rasteirinhas, mas muito mimosas.




Como não queríamos só Crocus Tinky Winky, trouxemos também amarelos e misturámos todos para ser mais colorido. Vamos lá a ver se depois as cores correspondem.


Estes são os bolbos já testados do ano passado. Começando pela esquerda superior e no sentido dos ponteiros do relógio, fritilárias, tulipas de várias cores, jacintos creme e jacintos roxos.
As fritilárias deixaram-nos ficar mal o ano passado, pelo que me parece que não teremos também sorte este ano. Todos os outros estão muito saudáveis e com rebentinho, pelo que, salvo catástrofe natural ou acto de Deus, darão boas colheitas.




Esta é a foto de família com os respectivos retratos do que esperar. Já sabem que haverá actualização neste tema mal haja novidades. É dar-lhe um mesinho, mês e meio.
À cautela, devem semear os bolbos até ao fim deste mês, mas a minha tia que tem um dedo verde, diz que também vão ainda a tempo em Janeiro. Escolham bolbos com rebentinhos para melhores hipóteses de sucesso.


6 comentários:

Noiva Judia disse...

E eu a pensar que eram cebolas... Mas o açafrão é bom para fazer caril!

Precious disse...

Essa piada das cebolas está velha...

sophia disse...

os 4 que plantei ainda não deram sinais de vida. se calhar deixá-los na rua à chuva não foi boa ideia. vou tentar plantar o resto num sitio abrigado

Precious disse...

Devem ser plantados num vaso justamente para poderem ser mudados de sítio. É que água a mais apodrece os bolbos. Mas ainda vais a tempo de plantar os restantes.

Elsa disse...

Q corra bem e vai actualizando e mostrando fotos! :)

Precious disse...

Vamos tentar fazer a actualização como em anos passados.