segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Projecto Cultural 2011 - Museu Militar



A segunda etapa do projecto cultural deste ano levou-nos a Santa Apolónia, ao Museu Militar.
A visita começa-se pela Sala Vasco da Gama, onde se encontra um de vários belos exemplos de frescos alusivos ao tema de cada sala. Nesta em especial, tínhamos peças de artilharia.







Aliás, este museu antigamente chamava-se museu de artilharia por ter uma extensa e valiosa colecção de peças de artilharia, que ocupam não apenas o pátio, como uma enorme cave e abrangem os mais diversos períodos.




A sala mais interessante é a que diz respeito à Grande Guerra, de onde constam várias peças que já tínhamos visto na exposição "Portugal nas Trincheiras".
Aqui têm um exemplo de como o nosso CEP se protegia do frio. Parece que os soldados Alemães acharam piada e começaram a fazer méééé quando viram os nossos moços assim vestidos. Não publico aqui a réplica do nosso oficial porque este é um blogue familiar...


Fazia-se alusão no site a uma sala dedicada à guerra Colonial. Não vimos nada remotamente completo, mas tinham uma sala pequenina dedicada a armas do Ultramar. Este foi claramente o meu canhão preferido.
Outros salas eram dedicadas a pistolas, espadas e barretins, sem um contexto particular. Também havia uma sala dedicada à Guerra Peninsular e à Batalha de Aljubarrota.
É interessante, mas não tão completo como eu esperava. Talvez vendo os outros museus militares do país se tenha uma melhor imagem de conjunto. O do Bucaço terá possibilidade de ser visto em breve, mas ando a aguçar o dente sobretudo ao de Elvas, muito mencionado na exposição supra referida.
De resto, a entrada custa €3,00 e fica numa zona interessante da cidade, pelo que se recomenda.

4 comentários:

sophia disse...

Ui, esquece o museu do Bussaco/Buçaco, não tem nadinha.Pelo menos no dia em que lá fui "à guerra" só vi uma salita pequena com quase nada. (mas se lá fores avisa)

Precious disse...

Eu aviso, é questão de combinar.

sophia disse...

(já tenho uma tulipa rosa escuro! iei!! tou feliz e a culpa é tua)

Precious disse...

Fico contente por ter contribuído para a felicidade floral de alguém :D
As minhas já têm rebento, mas ainda não deram as pétalas.