sexta-feira, novembro 24, 2006

É do Peru ou Viva os EUA Parte Dois



Parece que deixei passar uma efeméride. Aparentemente ontem festejou-se o Dia de Acção de Graças nos EUA. O que me chama à atenção não é o feriado em si, para isso consultem a Wikipedia, mas sim uma cerimónia que tem lugar recorrentemente, o Perdão do Peru.
Todos os anos, milhões de perus são mortos para servirem de jantar aos americanos nesta ocasião (e noutras também aparentemente). Por isso, achou-se por bem instituir uma cerimónia onde um dos exemplares da espécie é "amnistiado" e não vai parar ao tacho. Uma treta destas não lembrava ao careca e claro que tinha de ser made in USA.
Um pormenor importante é que o simpático peru ou a simpática perua não são amnistiados por uma pessoa qualquer. É o Presidente dos EUA, homem mais poderoso do mundo, que preside à cerimónia. Ora, desde que o George W. é presidente, este perdão tem dado lugar a cenas sempre caricatas, como a que ilustram as fotos. Aparentemente, os perus não acham muito piada ao senhor e tentam sempre atacá-lo (ingratos, pá). É possível que as fotos não sejam deste ano, a primeira não é certamente porque eu lembro-me de ver o vídeo na CNN há um ano ou dois. Infelizmente, este vídeo não está no Youtube, senão estaria aqui também.
Levantam-se dúvidas. Condição sine qua non para amnistia ou perdão é a prática de um ilícito. O que fizeram os perus então? Que crime praticaram? Acho que essa informação era mais importante que os nomes ridículos que lhes dão e que têm o cuidado de informar a imprensa.
Outra dúvida é o critério de escolha dos perus. Parece-me que os escolhidos são sempre branquinhos. Havendo perus pretos e castanhos (fui verificar no google por via das dúvidas, é o que dá ser uma mulher citadina), isto não pode deixar de se considerar racista. E até é de admirar, considerando que estamos a falar dos EUA, onde se barafusta por tudo e por nada, que tenham deixado passar este pormenor.
Resta-me dizer que o presidente é um homem de coragem. Sim, os perus não são conhecidos por serem os animais mais afáveis do mundo. Eu só me aproximaria de armadura.
Mesmo não sendo um feriado nosso, o que interessa a mesmo a festa, por isso, Happy Thanks Giving atrasada.

6 comentários:

Rute Martins disse...

Confesso que a 1ª foto está o máximo.... o raio do perú é esperto!!!!!!

Para mim pode levar o perú e trazer uns belo peixinho por favor!!!!!!

Precious disse...

Repete comigo:
Acção de Graças = Peru
Já tens o Natal português com o fiel amigo, que por acaso, até não tem laços de amizade comigo. Aliás, eu não quero é nada com ele por motivos já conhecidos dos frequentadores deste blog.

deKruella disse...

Entre Peru e o Bacalhau...é dificil fazer uma escolha...humm!

Anónimo disse...

Cara Miss Precious

Como penso que anda na casa dos trinta, continuo a pensar que ainda é chavala, mas se não gosta do termo peço desde já desculpas por tal expressão.
Continuo a pensar que escreve bem mas acho que é muito impessoal, se calhar devia escrever mais com o coração, sei lá, algo que lhe vá na alma.
Lanço-lhe um desafio:
Como é adepta dos Rammstein o que pensa do Fado?

Spad

Precious disse...

Caro/a Spad

Isso do chavala não foi ofensa, mas geralmente aplico apenas o termo a adolescentes, por isso, fiz a correcção.
Confronto-me sempre com a dúvida se devo ser mais ou menos pessoal. Acho que, muitas vezes, sou pessoal demais. Aliás a nossa personalidade transparece sempre naquilo que escrevemos ou dizemos.
Lembro-me sempre que isto dos blogs é público e há coisas que devemos manter na nossa intimidade. Pelo menos é essa a minha opinião.
Mas vou seguir a sua sugestão sobre a questão do fado e um dia destes digo o que penso do assunto e a música em geral.

Anónimo disse...

Já que falei no Quebra Nozes” no post anterior… “USA, land of the nuts" (=malucos)… Desse país já nada me espanta, e muito menos do senhor que o dirige… Mas sempre servem para a malta se rir…