quarta-feira, novembro 22, 2006

Made in Slovenija

Laibach - God is God



Tinha pensado fazer um post com um vídeo todas as segundas-feiras, por ser um dia algo traumático para mim e os vídeos darem menos trabalho a postar. Contudo, e por motivos de afazeres inadiáveis, estou a ver que nem sempre será possível manter a norma, por isso, decidi que haverá um vídeo todas as semanas, mas apenas no dia que me der jeito.
Ora esta semana, escolho os meus amigos eslovenos, Laibach. O vídeo é um bocado manhoso, não era assim que me lembrava dele, mas adiante. Eu escolhi esta canção em especial pela sonoridade.
Estes senhores são de uma pequena cidade eslovena e formaram há mais de 20 anos. Nasceram, por isso, atrás da cortina de ferro, o que lhes trouxe alguns dissabores enquanto o bloco de leste não caiu. Laibach é o nome alemão da capital da Eslovénia, Ljubliana, o que, como imaginam, lhes deu um pouco de má fama.
Cantam numa série de línguas, sendo as mais correntes o inglês e alemão. A sonoridade foi variando ao longo dos tempos, desde industrial muito denso até electrónico mais suave. Aconselho o CD “Jesus Christ Superstars” (mais metal e acessível, de onde sai o single que aqui podem ouvir e ver), “Nato” (mais electrónico) ou o “Opus Dei” (inclassificável, mas bom).
Estes senhores são altamente politizados e acontece-lhes uma coisa engraçada. A extrema-direita acusa-os de serem comunistas, os comunistas acusam-nos de ser extrema-direita. Eles usam propaganda anti-nazi ou modificam cartazes nazis de modo a ridicularizarem-nos, portanto suponho que o problema deles é que ninguém quer é ser identificado com eles.Têm uns covers de canções conhecidas, que variam desde o kitsch até ao muito aceitável. São capazes de encontrar qualquer coisa dessas aqui num futuro não muito longínquo.
Muita gente acusa os Rammstein de terem copiado estes senhores, mas eu considero-os inocentes dessa alegação. O que é parecido é a voz dos vocalistas e não a sonoridade em si. Quando vos aparecerem na net canções dos Rammstein em inglês, existe uma forte probabilidade de serem estes senhores e não os nossos amigos alemães.
E pronto, vejam o vídeo ou ouçam apenas a canção, que considero muito bem conseguida. Para a semana, prometo encontrar algo mais suave.

PS: Desculpem o facto do vídeo se sobrepor à barra lateral, não faço ideia como impedir isso de acontecer.

4 comentários:

Anónimo disse...

Para conseguires uma caixa de vídeo mais pequena é só alterares no código html para o tamanho que queres. Ou seja: onde te aparecer um número: 350 ou 425 ou qualquer coisa do género, experimenta em vez do 350 pôr 250 e em vez do 425 põe 325. Vais ver que consegues um tamanho menor - caso queiras ainda menor, altera novamente os números até conseguires o tamanho desejado. Ou podes enviar-me o código em html do vídeo e eu altero-te caso n consigas descobrir os números no texto html.

Agora não tenho tempo para ver o vídeo, mas volto mais logo ou amanhã para o ver. Vou para os meus trabalhos manuais.

Beijinhos

Precious disse...

Obrigada pela dica, vou tentar já.

Anónimo disse...

Depois diz se com a minha explicação conseguiste alterar as dimensões.

Pronto: vídeo visto. De facto em termos de qualidade deixa um bocadinho a desejar. A sonoridade é interessante. :)

Precious disse...

Herzliche Danke, liebe Velvetsatine. Resolveste a dúvida que me andava a consumir desde que introduzi o primeiro vídeo neste blog. Que Deus te pague. ;)