segunda-feira, janeiro 08, 2007

Heróis de penas


Agora que retiraram a SIC Comédia da TV Cabo, as minhas escolhas ficaram um bocado limitadas ao AXN, Fox Life e canais de documentários. Claro que estou à espera que o Fox Life bata em breve as asinhas, porque é capaz de ter demasiadas séries populares para a TV Cabo não tentar chular mais um bocadinho.
Queria eu com isto dizer que agora ando ainda mais intelectual, com tantos documentários que tenho visto. Um deles chamou-me particularmente à atenção o outro dia.
Falava dos pombos que transportavam mensagens durante a Segunda Guerra Mundial e da importância que tiveram para as comunicações aliadas. Ora, como boa lisboeta, eu detesto pombos, pelo que foi uma surpresa perceber que eles já tiveram outro uso que não seja cagar em cima das pessoas e transmitir doenças.
Eu já sabia que os pombos eram usados para transmitir mensagens durante a guerra e também que há condecorações para animais. Mas que os Serviços Secretos Britânicos tinham, nos anos 30 e 40, uma secção só dedicada aos pombos e que estes foram decisivos nesta guerra, isso desconhecia.
Foi um pombo chamado Duque da Normandia levado por paraquedistas para trás das linhas inimigas que avisou os navios aliados que as baterias alemãs tinham sido desactivadas. Foi um pombo chamado Guilherme de Orange que as guarnições de Arnhem usaram para pedir reforços, evitando uma tragédia. Isto porque os rádios ou avariavam ou os alemães podiam interceptar as transmissões.
Foram muitos os animais caídos por obra das armas e falcões alemães (vejam o filme Valiant, uma animação britânica que ilustra este aspecto particular da guerra). Aliás, para realçar a importância dos pombos na resistência, só os ingleses usaram 250 mil pombos durante a guerra.
E que não se ponha em dúvida a coragem dos bichinhos. Uma pomba, Mary of Exeter, completou todas as suas missões, apesar de várias vezes atacada por falcões alemães, a ponto de uma vez levar 20 pontos no peito. Acabou por morrer de velhice já depois do fim da guerra.
32 pombos ingleses foram condecorados com a medalha Dickin, a mais alta distinção atribuída a animais, por serviços prestados à pátria. A foto é de um desses pombos, Commando.
Por isso, da próxima vez que forem presenteados por um pombo alfacinha, antes de o insultar, recordem-se que ele pode ser um descendente de um herói da guerra, daqueles que ajudou a libertar a Europa do domínio nazi. Dá-nos logo outra perspectiva, não é?

8 comentários:

Anónimo disse...

Eu lembro-me que uma vez, em véspera de exame, um pombo “presenteou” o meu cabelo acabado de lavar. Dizem que dá sorte… Coincidência ou não, o certo é que tive 17! Portanto vivam os pombos! (a Madrid que o diga!)

Anónimo disse...

Pois de facto a hipótese dos pombos serem descendentes de veteranos de guerra realmente abre novos horizontes; ainda assim, dispenso os ditos presentes fornecidos pelos mesmos ;-) Sobre o final da SIC Comédia... não desesperem - vem aí o canal SL Benfica que concerteza também irá provocar algumas gargalhadas :-P ; para além disso, programas como "Everybody Loves Raymond" e, principalmente, "Prazer dos Diabos", vão ser emitidos agora pela SIC Mulher; já os talk shows "The Tonight Show" e "Late Night", creio que já passaram para a SIC Radical. Beijos, abraços e apertos de mão a todos.

Precious disse...

Que simpático foi o pombo, BC. Disseste muitas asneiras em castellano? Sempre tiveste sorte, uma conhecida minha é sempre presenteada quando vai à igreja dos Anjos, portanto 1ª comunhão e Crisma foram devidamente "assinalados" pelas pombinhas. Acho que foi por isso que não casou em Lisboa.

Menos mal que os talkshows se tenham safado. Obrigada pelas informações das séries, The Crow, estarei atenta.

Precious disse...

Ah, outra achega, isso das cagadelas de pombo darem sorte é apenas para o pessoal não ficar triste por se ter sujado. Não me parece que esteja cientificamente comprovado.

Anónimo disse...

É a caca de pombo e a de cão. Já ouvi dizer que pisar cócó de cão trazia dinheiro...para mim só trás mau cheiro e o inconveniente de procurar umas ervinhas para lá besuntar o sapato! Quanto aos pombos...não é por serem descendentes de heróis que ganham o seu valor...não podem viver à sombra deles...já não basta andarem à espera que uma pessoa passe...para fazerem tiro ao alvo ainda os desculpamos só porque os seus tetra tetra tetra avôs eram correios? Nahhhhhh...se querem reconhecimento façam-se à vida e não andem para aí a fazerem tanta porcaria!

Precious disse...

Grande manifesto anti-pombo, K.
Se algum pombo lê isto, ainda conspira para começar mais uma guerra e poder ser condecorado por bravura no campo de batalha. Olha que há guerras que começaram por motivos mais parvos. Tróia e Esparta, por exemplo, porque um gajo ficou despeitado por lhe raptarem a mulher. Com tanta gaja por aí (mesmo naquela altura), era preciso tanta agitação?

Anónimo disse...

hummm...não me parece que se inicie guerra por causa de pombos despeitados...ninguém faz caso de...cagões! ;)

Precious disse...

Era bom que se ignorassem os cagões, mas infelizmente isso nem sempre acontece. Por isso, os pombos sempre têm hipótese.