quarta-feira, janeiro 24, 2007

Mas porquê?


O Borat confunde-me e o sucesso e aclamação que obteve levanta-me esta série toda de dúvidas:

1- Porque raio é que este filme do Borat causou tanto "hype"?
2- Porque é que é um dos dez melhores filmes do ano para a revista Time e para o Nuno Markl?
3- Como é que o Sacha Baron Cohen ganha o Globo de Ouro de melhor actor em comédia?
4- Como é que os críticos aclamaram este filme?
5- Como é possível que tenha sido nomeado para um dos óscares nobres?
6- E o argumento é adaptado exactamente do quê?

Confesso que não vi o filme, mas conheço relativamente bem a série da televisão. Confesso que tinha espreitado com mais atenção quando saiu o filme do Ali G e tornei a espreitar quando saiu este filme.
Para tentar perceber. Não tive sucesso.
A aparição da criatura como Ali G nos prémios da MTV foi uma das razões porque deixei de os ver. Aliás, já nem vi o Borat a apresentar por causa do mesmo motivo. Ouvi dizer que foi muito mau…
Já não gostava do Ali G, mas este Borat é sinistro. E pensar que ainda existe um terceiro personagem que pode dar origem a um filme... Estou a falar obviamente do Bruno, o austríaco gay.
A curiosidade é mais que muita para ver o filme, mais uma vez para tentar perceber, mas é daquelas coisas que já prevejo ser uma hecatombe, baseado pelo que se vê na série. O que fazer?
Pela consulta desse excelente recurso internético, IMdB, finalmente percebi porque o gajo ainda não levou no focinho. Tem 1,91m, o que dissuade eventuais ofendidos de tentar agredi-lo. E o gajo é licenciado em história pela Universidade de Cambridge. E que aparenta ser completamente normal e um gajo inteligente, quando não “veste” a pele das suas personagens (ver entrevista que deu ao Conan O’Brien como Sacha Baron Cohen). Há coisas que, de facto, não se percebem.
Se alguém viu o filme, é favor tentar responder a algumas das minhas dúvidas nos comentários.

PS- Isto era para ter uma foto, mas o blogger nem a quer inserir. Acabou de subir na minha consideração...

PPS- E pronto, já consegui inserir a foto. Sim, é má, mas eu também tinha uma de corpo inteiro e podia ser muito pior...

8 comentários:

Anónimo disse...

Não tenho ideia!!!
Só sei que tive que fazer um grande esforço para convencer a minha mãe a não ir ver, pois isso implicaria eu ir também…

Precious disse...

A D. A... continua a supreender-me.
Olha, se eu decidir entretanto ir e ela quiser companhia, podemos combinar qualquer coisa.

Anónimo disse...

Desde que a Carolina Salgado passou a ter toda a credibilidade do mundo, a ser educada e vista como uma pessoa de bem, já nada me espanta... A única surpresa é que o dito Sasha não teve que escrever um livro a falar mal do pinto da Costa para ter sucesso ;-)

Precious disse...

Mas viste o filme, Crow? Se não viste, se calhar ele até fala mal do PC e tu não sabes. ;)
Migvic, eu sei o género, mas parece-me uma coisa que se esgota com rapidez. Espero que gostes das sugestões que tenho dado.
E aproveito para dizer que a tua águia anda a dar-me a ideia de fazer um post sobre o Benfica...

Anónimo disse...

Confesso que também ainda não percebi o sucesso e reconhecimento do Borat. É certo que ele tem piada, mas não tem mais do que isso. Quando o vi de globo de ouro na mã nem queria acreditar!

Beijocas

Maria Felgueiras disse...

Pois eu nem sabia (e continuo sem perceber muito bem, messmo após ter lido o teu post) o que é isso de Borat. Já vi o nome várias vezes por aí mencionado mas pensava que se tratava de mais um grupo de música... étnica. LOL

Muse disse...

looooooooooool velvet!!!!

Bem, qto ao filme em si, ainda nao o vi, em principio irei ver na 4ª feira... depois digo qq coisa...

Qto às personagens do Sasha, tenho que reconhecer que gosto do programa, é daquelas coisas que de tao idiota que é chega a ter piada...

compreendo perfeitamente que muita gente não goste, pq não é um humor mto fácil de se gostar, as vezes chega a ser ofensivo... mas que hei-de fazer? gosto desse tipo de humor...

e humor negro, adoro!!!

Basicamente adoro o que surpreende e foge do normal!

Por exemplo, tb gosto de ver o "Vai Tudo abaixo" na sic radical com o Gel que fazia os sketches na "revolta dos pasteis de nata", nao todas as personagens q aquele "Miguel Martins" irrita-me!! lol, mas o "Preto Skin", o "Carlitos o Machista Gay", o "TS", o "Valdomiro" (nao sei se é esse o nome, mas é qd ele faz de brasileiro e so fala mal de Portugal)... noutro dia estava a ver isto com uns amigos e so faltou baterem-me pra virar o canal... mas eu curto...

Outro que tb gosto é o Bondage, é de matar a rir... procurem no YouTube por Bondage ou Maxmen TV que de certeza que encontram...

Humores peculiares!! ;p

Ena que grande texto!!!

Precious disse...

Estás à vontade, Muse.
Há coisas com piada, mais pela reacção das pessoas do que propriamente por aquilo que o Borat faz. Estou a lembrar-me da cena em que ele canta "Throw the jew in the well", que pode ser vista com um sorriso irónico. O problema é que depois só se repete.

Velvetsatine, é preferível que continues a achar que Borat é um grupo étnico. A sério...

Kitty, estás como eu. Eu também não queria crer.

Migvic, que associação? Águia-Benfica?