segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Os vencedores e o que opino sobre eles


E pronto, não vi mesmo os Óscares em directo, mas ainda tentei. Só que não consegui levantar-me e acabei por saber em segunda mão.
E aqui estão as minhas críticas opinativas:
Entre Inimigos leva os Óscares de melhor filme, melhor realizador e melhor argumento adaptado - não vi o filme, mas sabendo o que dizem sobre ele é capaz de ter sido justo. Vou ver se trato de visionar esta semana e dar uma opinião mais fundamentada. Little Miss Sunshine é um grande filme, mas não faz o género do Óscar, que posso eu dizer. E o Scorsese também já merecia o Óscar. Não é o melhor filme dele? Paciência, ainda assim parece que é um excelente filme. Por isso, também não é injusto.
Little Miss Sunshine leva Óscares de melhor argumento original e melhor actor secundário, Alan Arkin - O que é mais impressionante no filme é a história, que é genial, por isso, bem ganho a este nível. E o Avô era imensamente bem apanhado. Aliás, os actores são todos muito bem escolhidos neste filme. Para filme alternativo, portou-me muito bem.
Helen Mirren é a Rainha Elisabeth II, logo este Óscar só podia ser dela. E o que o pessoal da Academia adora actores que interpretam este tipo de personagens.
O mesmo se aplicará ao Forest Whitaker, mesmo sem ter visto ainda o filme.
Melhor filme de animação foi o Happy Feet, de que não gostei. Acho que o Carros devia ter ganho, não sei se por ter uma heroína que além de ser um Porsche, é advogada. São gostos...
Melhor documentário foi uma Verdade Inconveniente, que também não vi. Considerando toda a agitação e publicidade à volta do documentário e seu narrador, não podemos ficar admirados.
Melhor filme estrangeiro foi As Vidas dos Outros. É o melhor filme que vi este ano, é excelente, se puderem, não percam. Ainda bem que finalmente ganha um filme alemão e premeia uma indústria crescente que se ocupa de temas interessantes (a história deles entre guerras mundiais, muros de Berlim e Satsis também se presta a isso). Confesso que, quando a Queda perdeu para as Invasões Bárbaras, me custou a engolir...
E para o ano há mais.

2 comentários:

Anónimo disse...

Já sabes a minha opiniao...
E este ano foi a minha vez de ver o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro fugir ao 'Fauno' e ir parar à Deutschland... paciência...

Precious disse...

Não vi o Fauno ainda, mas sendo fantasia, geralmente considera-se um género menor. Contudo, sendo o outro tão bom, não me parece que este lhe possa chegar aos calcanhares.