quinta-feira, fevereiro 22, 2007

A saga do passaporte



Hoje tive de ir tirar o passaporte para poder entrar na terra destino de férias no mês que vem. Sim, não é na nossa alegre e solarenga EU.
A coisa ia logo começando mal porque a fila na loja do cidadão chegava quase ao elevador da Glória. Mas ainda bem que persisti porque foi a segunda pessoa a ser atendida. Pelos vistos, não havia muita procura por passaportes hoje.
Então fica a informação para quem nunca tirou o célebre passaporte electrónico. Já não é preciso fotografia e basta levar o BI e passaporte anterior (para ser inutilizado).
Fui atendida por uma funcionária muito simpática, facto raro na nossa função pública que é conhecida por outras “qualidades”. Claro que passou o tempo a falar com a colega do lado sobre a colega grávida que fez não sei o quê. Milagres não há…
Um pormenor engraçado, não há cadeira para ninguém. Para quê também? Se tens dificuldades de locomoção ou não podes estar muito tempo de pé, se calhar não tens saúde para viajar, logo, não precisas de passaporte.
Mas adiante, a foto é tirada por uma máquina XPTO que se ajusta automaticamente à nossa altura. Mas, como manda a tradição, as fotos ficam a treta de sempre. Sim, fazia-me falta mais um documento em que estou com ar de toupeira a quem acabaram de retirar violentamente do buraco/foragida da justiça/terrorista perigosa. A primeira metáfora é particularmente boa porque me mandaram tirar os óculos e, como toda a gente extremamente cegueta, a pessoa fica com uma expressão um bocado perdida. Pormenor também curioso, as orelhas têm de ficar à mostra na foto. Meninas, prendam o cabelo, se ficarem com ar de totó com ele entalado atrás da orelha.
As impressões digitais já são digitais. Uau. Carrega-se na máquina e o dedito já não fica borrado de tinta. As novas tecnologias são o máximo.
O período de espera até entrega é de 10 dias corridos ou 7 úteis.
Custo desta operação: 60€ (nem me falem nesta parte que até me apetece dizer asneiras).
O único consolo é que a formalidade mais importante para a viagem já está tratada e em breve estará tudo a postos.

16 comentários:

Anónimo disse...

Pois... já tinha passado por essa experiência 2 vezes, e em ambas não apanhei fila e fui bem tratado... Talvez seja uma excepção na função pública, mas sinceramente ainda não ouvi queixas em relação a esse departamento (aqui, como viajamos todos os anos, há sempre alguém que lá vai tratar do Passaporte).

Rute Martins disse...

60€???!!!!!! C'um catano....
Essas fotos tiradas na hora são tramadas... apanham a malta desprevenida... sem cabeleireiro... sem maquilhagen(coisa q como toda a gente sabe sou grande adepta)... ah ah ah ah

Anónimo disse...

Gata rebolando no chão do gabinete, agarrada à barriga, a rir desalmadamente!!! :-)

Que bom que o meu passaporte dura até 2011...

Quanto à máquina... já conheço a dita, aqui no estaminé há uma, e até temos cadeira e tudo!!! :-) e podes repetir a foto quantas vezes quiseres! o lixado é a assinatura - aquilo é um horror!!!

PS: quando eu tratei do meu passaporte (e tu também), tenho ideia que foi rápido e simpático... mas posso estar desmemoriada...

Precious disse...

Crow, também fui bem tratada da primeira vez que tirei o passaporte. Talvez este sector do Governo Civil seja diferente, sei lá.

Pois é, PN, sem cabeleiro e maquilhagem, foi complicado...

BC, não te rias muito, até porque se queres ir a NY, vais precisar de tirar este passaporte, cara. Os amis gostam de tudo electrónico.
Sim, fomos bem tratadas, tirámos o pass juntas, recordas-te?

Anónimo disse...

Onde já chegam as novas tecnologias! :-D
Não fossem os 60 euros ia já amanhã mandar fazer esse todo xpto! sim, porque no meu, para não variar, estou horrorosa na foto!
:-D

Beijocas

alfabeta disse...

Uau, quem me dera, boa viagem e boas férias.

Precious disse...

Obrigada, Alfabeta, seja bem aparecida.
Tendo em conta que não tenho férias com direito a saída de Lisboa/paz de espírito desde Outubro de 2005, vai saber que nem ginjas...

fenix disse...

Lol!
Tb passei pelo mesmo, mas a minha experiencia foi bem mais agradável.
O meu antigo passaporte tinha data de validade que ainda dava para uns bons anitos, mas fui aconselhada a tirar este para tb poder ir no proximo destino de ferias, sem problemas... à partida...
Já agora podemos saber onde será o descanso da guerreira ou teremos que ver os proximos episodios :)

Anónimo disse...

Cá estou eu como prometido no último momento de prazeres vinícolas! ;)
Passei por essa máquina há pouco tempo e também tirei os óculos, porque se os tivesse teria que passar a conduzir sempre com eles. E de vez em quando é bom ter uma desculpa (por exemplo, ser cegueta) para fazer uma travagem brusca à porta de casa ou para fazer marcha-atrás e quase embater num táxi (pequenos nadas, como é que não te lembras disto?) Mas não me falaram das orelhas. E no BI a impressão digital ainda não tem nada de digital. Ah, estou mais descansada por a história das coelhinhas não ser o que pensava… Beijo e até à próxima vinharada… ups, desculpa, jantarada.

Precious disse...

Elsa, vais mesmo ter de esperar pelos próximos episódios. Não é por motivos secretistas, mas apenas por aguardar a confirmação de tudo. Depois até se vão fartar de me ouvir falar no assunto.

Marymoon, seja o mais bem-vinda possível. Contudo, devo dizer, nas palavras do Tio Vlad num determinado filme, I don't drink... Wine. É mais Coca-cola.
Cairipinha quando quero ser muito maluca... O que foi o caso da noite em questão.

Mairim disse...

leva-me contigo nas entrelinhas do passaporte hehehe

Precious disse...

Até levava, mas muita gente já se candidatou e não havia espaço para todos. ;)

Anónimo disse...

60 euros, eu acho que na altura paguei mais por ter pedido com urgencia.

Uma piada esta de termos que pagar por coisas de que não temos outra alternativa.

Precious disse...

Pois é, o bocado de papel XPTO é carote. Mas estamos, de facto, de mãos atadas se queremos viajar para fora do espaço Shengen.

asdrubal tudo bem disse...

tudo isto é pouco para quem vem aqui gozar co a malta pobre e trabalhadora. férias para um paraíso qualquer ? fonix.
Já agora será que os homens também têm que apanhar o cabelo para mostrar as orelhas?

Precious disse...

A inveja fica-te mal, Asdrubal. E não vou para um "paraíso" daqueles pacotes que todo o gato pingado faz, é um destino europeu extra-comunitário.
E se os homens tiverem as orelhas tapadas pelo cabelo, também terão de destapar as mesmas. Senão queixo-me de discriminação.