quarta-feira, abril 11, 2007

Abrir horizontes



Viajar é mesmo um vício, no sentido em que certas pessoas não passam sem ele, sentem-se mal se não o fizerem e custa-lhes muito dinheiro. Confesso-me viciada. E é um vício ao qual não me importava de ceder mais.
Para mim, viajar é abrir horizontes, conhecer realidades diferentes da nossa. Aliás, apenas viajando uma pessoa sente, de facto, o país que visita. Porque aí se embrenha na cultura do local, ouve a língua e a música, vê os sítios a três dimensões, presencia os costumes e interage com os nativos.
Viajar é também aprender. Saber que há culturas diferentes das nossas e história que não nos tocou de perto, mas que teve muita importância para o mundo em que vivemos hoje.
Confesso-me apaixonada pela Europa, sobretudo pelo Leste. E numa altura em que o Leste católico está quase todo explorado, o próximo grande passo é o Leste Ortodoxo, mais exótico, fascinante e diferente de nós.
Na minha ainda curta vida, tive o privilégio de passar pelos seguintes sítios (nuns sítios mais privilégio que noutros):

Norte de Espanha e Badajoz
Paris e Bordéus
Londres
Amesterdão, Haia e Utrecht
Berlim, Potsdam, Colónia, Mannheim, Heidelberg, Coblenz, Mainz, Rothenburg, Nuremberga, Trier e outras da Alemanha (são muitas para enumerar)
Viena
Praga
Budapeste, Vizegrad e Szentendre
Bratislava
Zagreb e Dubrovnik
Ljubljana

PS: A foto é Dubrovnik aos quadradinhos, mais uma colagem da minha autoria.

9 comentários:

Rute Martins disse...

Sem dúvida viajar é fantástico... novos horizontes se abrem... novas culturas e formas de pensar...

fenix disse...

Eu partilho esse gosto de viajar! Aliás adoro mesmo e é algo que me faz sentir muito bem, feliz até e que dá algum sentido a esta vida rotineira .... Não conheço a maior parte dos sitios que viajaste e por isso aguardo com ansiedade futuros posts sobre viagens!!

PS - Muito boas as fotos!!

asdrubal tudo bem disse...

todos os vicios das pessoas fossem no género deste e tudo seria bem melhor e mais fácil

Anónimo disse...

Viajar é mesmo isso! Infelizmente não viajo mais vezes pela falta de companhia. É o que dá só ter amigos tesos... os que não são, nem sempre têm a disponibilidade pretendida. Portanto aceito companheiros de viagens! :-D

Anónimo disse...

Ah, Dubrovnik... e Sarajevo tão perto... "baby kick back"... :-)

Mas fazendo tipo troca de "cromos", a minha lista é:

PORTUGAL, de norte a sul, incluindo os 2 arquipelagos / ESPANHA, de norte a sul, incluindo os 2 arquipelagos / ANDORRA / FRANÇA, de norte a sul / ITÁLIA, de norte a sul / MÓNACO (I’m s posh!) / REINO UNIDO-Inglaterra (Londres, Oxford, Stratford) / BERLIM e POTSDAM / PRAGA e BRATISLAVA / VIENA / LJUBLJANA / ZAGREB e DUBROVNIK / TORONTO e NIAGARA

E para os devidos efeitos, também já estive em Bruxelas e em Zurique (ainda que somente no aeroporto…)

AND KEEP COUNTING... :-)

Eumesma disse...

Olá

Costumo comentar o blog da Kitty e da Catwalk, e decidi hoje passar por aqui e deixar a minha opinizita (espero que não me leves a mal, a intromissão).

E claro, teria que comentar um post sobre o meu assunto preferido, viagens, a minha paixão.
E de facto essa descrição de que falas aplica-se a mim na perfeição

"Viajar é mesmo um vício, no sentido em que certas pessoas não passam sem ele, sentem-se mal se não o fizerem"..é assim que me sinto, a faltar qualquer coisa se não satisfaço esse vicio, é uma necessidade mesmo.
Infelizmente não sou tão viajada como tu (no papel serei, que devoro literatura de viagem) apenas e pela simples razão de me faltar a companhia necessária, com grande tristeza minha, mas isso são outros assuntos.

Desculpa o post imenso, mas ganhei "balanço" com o assunto...:-)

Precious disse...

Espero, PN, que em breve tenhamos oportunidade de ver se somos parceiras de viagem compatíveis, ah? Estou a contar com isso.

Elsa, se tudo correr bem em Setembro terei nova viagem, com sorte até antes. E as fotos são boas porque o modelo é bom, que cidade fantástica.

É verdade, Asdrúbal, vícios destes fazem só mal ao bolso e bem às outras coisas todas.

Kitty, tenho o mesmo problema que tu, amigos com falta de oportunidade de viajar, quer por falta de massa, quer por estarem comprometidos. É uma treta. Quanto à tua proposta, podemos tentar negociar...

BC, aeroportos não contam porque não os incluí na lista. Até porque não dá para conhecer o país só pela visita aeroportuária.
Lista porreira de destinos, no que respeita à Itália sobretudo, porque não conheço ainda.

Eumesma, és bem-vinda e obrigada pelo comentário alargado e interessante. Não me importo nada que as pessoas comentem e se estendam nos comentários, acho que isso contribui para tornar o blog ainda mais interessante. Aparece mais vezes.

deKruella disse...

E eu vou-me aproveitando de ti...e vejo em fotos o que tu viste in loco...boas fotos! ;)

Precious disse...

Olha que se te aproveitares de mim, K, tens de casar comigo... Vê lá no que te metes. ;)