segunda-feira, maio 28, 2007

As nações como nunca antes foram ouvidas

Pop is music for sheep and we are wolves disguised as shepherds
Laibach no booklet do CD “Volk”

Adquiri finalmente o meu rico CD das ovelhas. Que surpresa tive ao ouvi-lo.
Os Laibach adoram fazer álbuns conceptuais e este CD não foge à regra. Desta feita, gira à volta do conceito de povo (Volk em alemão, que dá o título a este trabalho) na vertente dos hinos nacionais. Estes senhores pegaram nos hinos de diversos países, versões actuais ou mais antigas na língua original, fizeram considerações aos países em inglês e fizeram roupagens pop com intromissões industriais para eles. Confesso que não sei como o disco não foi proibido nos EUA e Inglaterra porque as considerações sobre estes dois foram particularmente más. Talvez me debruce sobre o assunto num próximo texto.
E não é que o resultado é, apesar de tudo, muitíssimo audível?
Temos os hinos dos óbvios (América, Alemanha, Inglaterra e França), dos menos óbvios (Turquia e China) e dos desconcertantes (Vaticano).
À primeira audição, é um disco estranho. Reconhece-se claramente o refrão dos hinos dos EUA, Inglaterra e França, o que torna a coisa excêntrica. Mas o disco num todo não tem quebras, tem lógica e a música entranha-se.
Gosto bastante de várias, mas tenho um fraquinho pela faixa Israel. Como não tem vídeo, ficam com o Anglia, que até tem a vantagem de ser mais pop:



6 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada pela divulgação. Os hinos dos óbvios, já eu tou careca de conhecer, mas tenho curiosidade em ouvir a versão dos Laibach. Mas não tenho presente o hino do meu adorado Israel e ouvi-lo, será certamente uma experiência musical muito "kosher", hehe.

Anónimo disse...

Wow, Miss Precious, o video e a musica são, no mínimo, arrojados!
Será que a raínha já o viu? Fiquei curioso para ouvir os outros, vou investigar...

Maria Felgueiras disse...

Muito fixe! Adorei!

Oh Jesus... Aquele english breakfast é tortura que baste!

toma lá Fresquinho disse...

não conhecia!
agora não consigo ouvir...mas estou muito curioso...oiço logo quando chegar a casa :P

Precious disse...

Afrodite, talvez no Youtube encontres alguma montagem usando a música da canção Israel.

The Scientist, existem pelo menos mais dois vídeos deste álbum, Turquia e Eslovénia. Estão no Youtube e sou capaz de postar pelo menos o da Turquia aqui. Admito que também gosto da música.

Velvetsatine, eu gosto da música destes senhores. Nunca imaginei que este álbum funcionasse tão bem.

Toma lá Fresquinho, depois dá a tua opinião.

Eumesma disse...

Hummm, parece-me uma ideia bastante original e interessante...

Também só consigo ouvir em casa, portanto qd lá chegar direi de minha justiça...:-)