quinta-feira, junho 14, 2007

Médicos...


Ando para escrever um texto a malhar nessas criaturas sem designação que são os médicos, mas como estou de bom humor, motivado pelas excelentes notícias de que tenho uns pulmões cor-de-rosa e fresquinhos, vou deixar isso para outro dia em que esteja a espumar de raiva por causa desses estupores.
Vou apenas debruçar-me sobre a linguagem extremamente técnica utlizada por dois exemplares num caso recente que me levou à interacção com eles.

Exemplo n.º 1:

Professor analisando ressonância magnética de braço para ver de que é feito o meu alto de estimação: "A sua ressonância é um bocado malandreca".

Exemplo n.º 2

Doutor analisando TAC torácico: "Está tudo catita".

O que será uma ressonância malandreca? Há três hipóteses à escolha:

a) uma ressonância que gosta de pregar partidas aos amigos.
b) uma ressonância que gosta de beliscar o rabo a ressonâncias-fêmea.
c) uma ressonância que gosta de contar piadas porcas.

Eu confesso que me sinto dividida entre a b) e a c), mas escolham a hipótese da vossa preferência.

E estar tudo catita? Mais técnico do que isto é impossível, apesar de confessar que gostei mais de ouvir esta expressão do que a anterior.
Ouço toda a gente queixar-se que a gajaria médica (desculpa, Kitty ;) só usa palavras caras. Será que serei caso único do uso de calão para descrição de estado de saúde e problemas médicos?

Estejam a atentos aos próximos capítulos e se virem no telejornal que um médico foi atacado à dentada no Hospital de Santa Maria por uma doente do sexo feminino, há uma forte probabilidade de ser eu...

10 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso ainda hoje entrei nesse belo hospital para tirar os pontitos da cirurgia.
Agora relativamente ao post, nunca me aconteceu nada disso. Todos os médicos com quem tenho estado usam os termos normais na análise de exames.
Mas gostei especialmente do "catita". Parece-me bem! :-D

Rute Martins disse...

Eu aposto na b)... eheheh

Anónimo disse...

Eu tambem aposto na b. Resonancias Magneticas Nucleares tenho eu feito muitas, mas noutro contexto, em tubos onde coloquei amostras daquilo que sintetizei. Aliás estava mesmo agora a escrever os resultados de uma série delas para um paper...
Quanto aos médicos, eles até estão a ser simpáticos!

Anónimo disse...

Malandreca?! Hum… eu diria que seria a hipótese b) mas com a seguinte variante: “uma ressonância que gosta de beliscar o rabo a ressonâncias-MACHO!” Porque ressonância é feminino… a menos que seja uma ressonância lésbica…
Catita?! Hum… se fosse “gatita” eu ficaria preocupada, porque em linguagem popular dizer que tens "gatos" significa que tens os pulmões apanhados e quando respiras, parece que mias. Assim, don’t worry!

Uma vez, tinha eu 23 anos, apanhei uma alergia que é típica das crianças… o dermatologista (que era um tipo competente mas louco) disse-me: “não te preocupes, uma loção e isso passa… o teu problema é que tens uma pele ordinária.” ORDINÁRIA??? Parece que no 'idioma da bata branca' significa ter uma pele atreita as estas coisas…

PS: o chinês tem razão: vais viver até aos 65 anos, pá!

Anónimo disse...

Confesso que nunca apanhei um médico a usar os termos catita e malandreca numa consulta a um paciente. Eu normalmente apanho mais com os do linguajar técnico, mas como desde miúda ouço termos de farmácia, já vou estando habituada e até percebo o que os doutores dizem... Mas nem 8 nem 80!

Precious disse...

Bem, Kitty, suponho que usem esse tipo de linguagem porque ambos são conhecidos do meu colega de escritório e se sintam mais à vontade para fazer isso. E não imaginas o bem que o catita me soou.

Pequenos Nadas e The Scientist, agara que falam nisso, também me parece essa a resposta correcta ;)
E sim, estes médicos até foram simpáticos.

Black Cat, recebi cartas de protesto da associação de machos com nomes de espécie no feminino que se sentiram ofendidos na sua masculinidade pelo que disseste. Águias, Girafas e Jibóias macho não estão nada satisfeitos contigo. E se o chinês tinha ou não razão, cá estaremos para ver.

Mighty Aphrodite, este tipo de coisas só me acontece a mim, é o meu karma, pá.

Precious disse...

4 Girls and a Man teve o seguinte a dizer sobre isto (via mail):
também voto na b..:) há uns 10 anos atrás fui ao h são josé para fazer
uma dádiva de sangue e o médico que fez os
procedimentos necessários antes da colheita virou-se para mim no fim e
disse, a mulher portuguesa quer-se como a sardinha,
gordinha e pequenina e ao mesmo tempo deu-me uma palmada no rabo...como
diria o Fernando Pessa..e esta hem?

Precious disse...

Bem, 4+1, tenho a impressão que se alguma criatura médica me fizesse isso, era capaz de levar uma trinca na sequência do acto.

Eumesma disse...

Pois essas coisas são de facto caricatas, ás vezes os médicos definitivamente não batem bem da tóla...o problema é quando erram, mesmo.

Queres ouvir outra? (assim ficamos mais consoladitos com as desgraças dos outros :-)

Aqui há 5 anos atrás tive um problema num peito, benigno (graças a Deus),mas que me pregou um grande susto e me obrigou a um exame chato...
Era uma punção e começou pela tipa que fez o exame que me disse a olhar para mim feita parva, "onde espeto???"...??????

Segunda parte: médico a ler o relatório, olha para mim e diz" aqui a bota não bate com a perdigota"...!!!!????

Moral da história: ando tudo é louco!!! :-)

Precious disse...

Eumesma, isso é definitivamente o que não queremos ouvir. Queremos que os médicos sejam seguros e infalíveis, infelizmente são humanos como nós.