quinta-feira, maio 29, 2008

Comida à moda da Estónia

Ora bem, esta viagem teve uma inovação, passei a fazer reportagem fotográfica ao que se come. Afinal a gastronomia é uma parte importante da cultura do país e como é sabido, o pecado mortal preferido desta vossa escriba é mesmo a gula.



Aposto que não estavam à espera de ver isto a começar logo por um hamburguer. Nós também não.
Tentámos ir a um restaurante típico estónio mas estava prestes a fechar e não pôde ser. Aliás, comida estónia propriamente dita, não chegamos a comer, mas garanto que tentámos.
Teve de ser Tex-Mex devido ao adiantado da hora, tivemos medo que não nos alimentássem noutro sítio. Em defesa da escolha, sempre se dirá que o hamburguer está muito bom e o ambiente era giro.


O pessoal gosta muito seguir as sugestões do guia Lonely Planet, que costumam ser fiáveis, mas confrontadas com a possibilidade de juntar uma nova experiência gastronómica ao currículo, não hesitámos. Isto é uma galinhita à moda azeri.
E temos muito gosto em dizer que o Lonely Planet pode acrescentar o Bakku à sua lista.


A escriba gosta muito de tudo o que seja medieval e este restaurante vinha no guia. Mas o que não estava à espera era de comer o ursinho Misha. Sim, são salsichas de urso, alce e javali. Bem bom, com o bónus do nabo caramelizado, do qual a escriba ficou fã.
O restaurante era bastante giro (De Olde Hansa) e as casas de banho tiveram direito a sessão fotográfica exaustiva. Talvez apareçam aqui depois.


Na deslocação a Narva, por momentos a escriba teve medo de passar fome. Mas tudo se resolveu com a descoberta do Café Aleksandr, que tinha especialidades russas.
Isto são Pelmenid, ravioli russos cobertos de queijinho e acompanhados de molhinho.


Dado o desconsolo de não pudermos visitar a mãe Rússia, achámos que devíamos afogar as mágoas numa sobremesa cheia da calorias.


Em Pärnu, acabámos por ir também ao restaurante russo. E porque não?


Também aqui houve direito a sobremesa. Afinal o resto da viagem ainda ia ser longa.

7 comentários:

fenix disse...

Gd ideia esta da reportagem gastronómica!

E por falar nisso... tou a ficar cokm fome... :)

Hannah disse...

Post delicioso :)

Anónimo disse...

Por mim, provo tudo, tal como fiz em Budapeste :-P

Precious disse...

Também achei, Elsa, que isto de não falar da comida era uma grande lacuna.

Hannah, é sim, senhora.

Crow, assim mesmo é que é, não negue à partida uma ciência que desconhece.

Noiva Judia disse...

acho mal que em Narva não tivesses fotografado o chocolate para o qual o bêbedo na mesa ao lado, olhava com um ar tão embevecido... afinal de contas, também era uma experiência gastronómica. o chocolate podia ser estónio. ou rusky!

Precious disse...

Desta vez na categoria de personagens em situações macacas, fica só a noiva na paragem do autocarro. Se bem que admito, se tivesse visto uma senhora a fazer mushrooming, não teria deixado de imortalizar o momento ;)

Eumesma disse...

Bem, andei, andei por aí, mas tinha que vir aqui, claro, tarde, mas vim eheheh

Ora já já disse que adorava posts gastronómicos?? Não!??? Pois, gosto muito! ;-)

Ora vejamos:tudo me parece com excelente aspecto, e pensava eu que por aí, por essa lonjuras (inventei o termo agora lol),só se desgustavam coisas estranhas, mas parece que não...
Confesso que dispensava o hamburguer, não por não gostar dos ditos, mas porque tento fugir sempre que posso a isso.
Parece-me muito bem a galinha, mto bom aspecto, mas fiquei a imaginar é como será uma salsicha de urso, alce e javali, mas que coisa mais exótica...:-)
E o nabo caramelizado??
Os raviolis, tb me parecem bem, uma massinha para desenjoar de tanta carninha, sabe sempre bem..
:-)
E qto ás sobremesas até me faltam as palavras embora prefira pessoalmente o segundo doce aos crepes, e nada melhor do ke isto para afogar as mágoas sim, da Mãe, lá do outro lado...:-)