segunda-feira, setembro 15, 2008

A Terra da Banda Desenhada

Para que não restem dúvidas que a Bélgica é mesmo a terra da banda desenhada, aqui ficam algum indícios encontrados em Bruxelas.



No Centro de Banda Desenhada, encontra-se de tudo um pouco, sejam exemplos das obras, sejam os originais, e até réplicas de alguns veículos famosos, que aparecem nas bandas desenhadas. Aqui pode ver-se o foguetão do Tintin.




Mas não se encontram apenas homenagens à banda desenhada local nos museus, também nas ruas, a par e passo, aparecem menções a personagens importantes.
Aqui um exemplo de rua que, além da habitual placa bilíngue, tem uma segunda placa, em homenagem dos Estrunfes.


Outra ideia foi pintar algumas personagens em partes de prédio pela cidade toda.
Como a minha cultura BD é algo limitada, cingindo-se aos óbvios Tintin, Astérix, Luky Luke e Estrunfes, não vos sei dizer quem são estes dois. Se alguém souber, identifique-os nos comentários, se faz favor.



E aqui está talvez a mais famosa personagem belga, o Sr. Tintin, acompanhado do Capitão Haddock e do fiel Milu. Esta é particularmente bem conseguida, por ser uma escada de incêndio da lateral de um prédio.


14 comentários:

Hands of Time disse...

Eu adorooooo banda desenhada! :D

Precious disse...

Tens de ir a Bruxelas se ainda não foste, Hands of Time. Eu achei o centro muito interessante e não sou fã, para um fã então, deve ser o cúmulo da barbatana.

Noiva Judia disse...

Os dois que não identificaste, parecem-se ser Quim e Filipe, mas não tenho a certeza, pois só tinha um álbum deles.

Precious disse...

Nem pelo nome, estou a ver quem sejam, Noiva. Tens ideia do nome em francês?

Gi disse...

Há alguma banda desenhada que gosto; mas não há dúvida que os edifícios ficam bem mais apelativos assim.

Precious disse...

Eu li o Astérix e os livros da Disney quando era pequena, mas não fiquei aficionada depois de crescer.
Mas acho piada à homenagem.

fenix disse...

Lembro-me das paredes pintadas!
Foi bom recordar...

Noiva Judia disse...

não sei o nome em francês, não. lia isso quando era muito petiz e na versão portuguesa, obviamente...

Precious disse...

Elsa, recordar é viver ;)

Noiva, lá vou ter eu de recorrer a S. Google.

Precious disse...

Quim e Filipe, de sua graça Quick & Flupke.
Que não são os bonecos descritos acima, porque eu aumentei a foto e reparei que é um casal.
A não ser que o Flupke tenha decidido mudar de sexo na idade adulta ;)

Anónimo disse...

Ora aí está um local que gostaria de visitar ;-)

Precious disse...

Eu recomendo vivamente, Crow. É fazeres uma anotação na lista de coisas a fazer.

Eumesma disse...

Que giro, não tinha ideia que em Bruxelas existissem coisas destas.
os meus conhecimentos de BD tb são bbastante rudimentar, portanto só iria reconhecer os basicos.
Mas é como dizes a ultima imagem está mto bem conseguida, porque dá coisa a ideia de 3 dimensões, mto engraçado...

Obrigado pela partilha. :-)

Precious disse...

De nada, Eumesma.