segunda-feira, novembro 10, 2008

A culpa é da morte

Salzburgo, Áustria



É preciso um cancro. A morte de um irmão ou de um amigo. Um choque brutal, uma coisa trágica, para perceber que o nosso tempo vai mesmo acabar. E é pena porque se tivéssemos olhado mais cedo para a morte teríamos sabido viver melhor. Freud e o seu séquito do sexo que vão dar uma curva. É do terror da morte que nascem as patologias. Teoria do psiquiatra americano Irvin D. Yalom, num livro 'De Olhos Fixos no Sol' e num debate a acompanhar.”

Texto de Cláudia Moura – Notícias Magazine de 9 de Novembro de 2008


Este artigo restaurou parcialmente a minha fé na psicologia.
Após alguns meses a ser seguida por um psicólogo, por ter passado um mau bocado quando o meu pai ficou doente, fiquei convencida que não havia esperança para as criaturinhas.
É que, apesar de repetidas vezes lhe falar no medo de perder o meu pai e do pavor de vir a morrer da doença que ele tem, o gajo só me falava de sexo, tudo era sexo.
O sexo é fundamental e pode explicar muitas situações, mas não faz o mundo girar. E a morte ainda é dos grandes tabus da nossa sociedade.
Sou capaz de comprar o livro do senhor e, se o fizer, esperem cá ver umas quantas citações.


PS:
Eu sabia que as fotos do cemitério iam servir para qualquer coisa...

12 comentários:

Sandrine disse...

Mais uma esperança restaurada!!! :)

Venham então mais citações do livro do senhor e menos sexo se faz favor!!!
(obviamente a última parte não é para ser levada à letra he he)

fenix disse...

depois partilha essas frases sff

Precious disse...

Sandrine, se me quiseres oferecer o livro no Natal, eu deixo ;)
Menos paleio sobre sexo e mais sexo! ;)

Elsa, vamos ver se o Pai Natal traz o livro. Sou capaz de o incluir na carta ao Pai Natal.

Anónimo disse...

é um dos mais bonitos que já vi. acho os cemitérios de cá muito desleixados, este estava todo arranjadinho.

ainda bem que já tens um pouco mais de fé na psicologia. isso quer dizer que podemos continuar com as nossas conversas se psicologia barata! ;)

Precious disse...

Era um belo cemitério, de facto.
Mas que fique aqui a correcção, apenas tinha perdido a fé da psicologia "cara", nunca na barata ;)

Hannah disse...

Parece-me que o sexo foi, mais uma vez, desculpa...

Não vou ser original e vou pedir citações (que o Pai Natal te ponha o livro no sapatinho :-))

Júlio disse...

Interessante.

Gi disse...

Este cemitério é lindo; também lá estive.
Quanto aos psicólogos só tenho conhecimento através de leituras; na sua maioria acho que deveriam ser eles a deitar-se no divã e serem consultados por mim. ;D

Precious disse...

Bem, a pedido de muitas familias, lá vou ter de comprar o livro.

Gi, tu é que tens razão, os psicólogos têm um parafuso a menos. E porque não consultados por ti? :)

Sandrine disse...

Precious: Tu não deixas passar uma pá!
Fico a aguardar a listagem que de certeza irás publicar e depois logo se vê como estamos de finanças!
Mas fica a intenção :P

Nikky disse...

Para mim o problema é do psicólogo, mas não vamos generalizar, 'tá? ;)
Nem todos seguirão essa corrente...

Precious disse...

Sandrine, o patrão queixa-se do mesmo, pá!

Nikky, toda a gente com quem falo queixa-se do mesmo. Mas admito que todas as generalizações são falsas, incluindo esta ;)