sexta-feira, outubro 16, 2009

Duas sugestões para cinema en français



"Bilial (Firat Ayverdi) tem apenas 17 anos, mas já uma longa história para contar. Depois de uma demorada e tortuosa jornada de três meses desde Mossul (Iraque), é detido em Calais, no lado francês do Canal da Mancha, ficando impossibilitado de terminar a viagem até Inglaterra. Em Londres, espera-o Mina (Derya Ayverdi), a namorada, que emigrou do Iraque com a família há algum tempo. Determinado a voltar a vê-la, Bilial inscreve-se nas piscinas locais com um objectivo: treinar intensivamente para atravessar, a nado, o Canal da Mancha. É então que conhece Simon (Vicent Lindon), o instrutor de natação, perdido na vida após a separação da mulher. Bilial e Simon tornam-se assim cúmplices num plano perigoso e ilegal que irá pôr em causa muitas das coisas em que sempre acreditaram..."
Sinopse do Cinecartaz do Público



"O filme relata a história real de um conjunto de imigrantes comunistas de várias nacionalidades, e ligados à resistência francesa, que combatem os nazis na França ocupada. O argumento centra-se nos vários elementos deste grupo, e no seu líder, o comunista arménio Missak Manouchian (interpretado por Simon Abkarian), que foram capturados executados em 1944."
Sinopse do DN.Sapo


Duas sugestões de cinema em francês, o primeiro em exibição nas salas normais, o segundo na festa do cinema francês (mas que chegará às salas em breve).
Ambos tremendamente interessantes, mas recomendo sobretudo o primeiro, que tem um tema actual e uma história bem pensada. O segundo é mais para fãs de história da Segunda Guerra Mundial como eu.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vi ambos e gostei muito.

Precious disse...

Calculei que tivesses visto também o Welcome. Cinema francês está em alta.