sexta-feira, outubro 09, 2009

O quê?!!!





Estou em choque, acabo de saber que o Obama ganhou o Nobel da Paz. Por alma de quem?
Digam-me lá que obra o senhor tem para apresentar para ganhar um prémio destes? Não é que eu desgoste do senhor, mas por favor.
Isto apenas confirma a minha opinião de que o Nobel se tornou um prémio de popularidade e não de mérito.
Estes Suecos devem estar loucos!

10 comentários:

Gi disse...

Tens a minha resposta lá no 31, uma vez que puxaste este senhor para um texto que nada tinha a ver. :D
Mas Preto no branco disseste, por outras palavras, o que penso.

Precious disse...

Bem, acho que a maioria das pessoas concordará que o senhor ainda não teve tempo de deixar a sua marca.
Já vou ver o 31.

Rute disse...

concordo... acho q os senhores desta vez são da Noruega mas loucos na mma

Papoila disse...

Mas que má língua vocês me saíram! Os prémios agora são por antecipação. É que para os Suecos, os prognósticos são antes do jogo.

Precious disse...

Pois, Rute, tinha ouvido falar da academia norueguesa na televisão e achado estranho.
Fica o esclarecimento, a fundação Nobel é sueca, bem como os institutos que escolhem os outros prémios, mas para o prémio da paz é o Parlamento Norueguês que escolhe cinco pessoas para formar uma comissão que faz a escolha. Não sei se serão noruegueses, mas calculo que sim. Fica a rectificação.

Papoila, nem sabemos se o tipo se aguenta até ao fim, nem se fará asneira grossa até lá. Como eu digo, popularidade só não devia chegar.

deKruella disse...

concordo contigo plenamente.

Além de ainda não ter mostrado obra acho que um governante em pleno exercício dos seus poderes jamais deveria receber um Nobel deste tipo.

Isto porque é a função dele manter ou negociar a paz para o seu povo e porque por trás dele há uma equipa atrás...ele por vezes só dá a cara!

Maria Felgueiras disse...

Eu não acho que o Nobel tenha sido atribuído por uma questão de popularidade, mas sim por mera questão política e isso, sim, parece-me ser prática corrente de há muito nestes meios dos Prémios...

Acredito que este Prémio é uma espécie de contrato ou de lembrete para as propostas apresentadas por Obama e, igualmente, para a esperança que no fundo o homem representa de uma mudança de mentalidades a nível mundial (globalmente ele é visto quase como um messias).Contudo, sozinho duvido que ele consiga algo e na verdade não gostaria de estar no lugar do senhor: a responsabilidade e a pressão que ele abarca são imensas para uma só pessoa.
A atribuição do prémio é efectivamente polémica...

Precious disse...

K, acho que frisaste bem a questão. Até a Sra. Clinton terá feito mais concretamente pela paz, uma vez que é essa primariamente a função dela.

Velvetsatine, acho que foi pelos dois motivos, popularidade e político. O Obama é visto como o Messias, tal como dizes e depois de um presidente muito impopular, tem umas expectativas muitíssimo elevadas a que corresponder.
Acho que é devia ter obra feita, em vez de ser um prémio atribuído por antecipação. Se calhar daqui a uns dois anos, já não me chocava nada esta atribuição.

fenix disse...

tb n compreendo....

Precious disse...

É um prémio por antecipação, agora são comuns. Quero ver se a coisa não se concretiza no futuro.