terça-feira, novembro 03, 2009

Plantação 2009 - 2ª fase



E no domingo passado, foi o dia de plantar as Fritillarias. É uma estreia, uma vez que pela altura (um metro), não são tão fáceis de manter em apartamento.
Esta planta supostamente tem floração plurianual e ficará na nossa posse uns anitos.
Aparentemente, são muito eficazes como repelente de toupeiras, e também tiveram muito sucesso em afugentar a minha mãe, que ameaçou deitá-las fora, caso não fossem plantadas rapidamente, pois já não suportava o cheiro.






Há duas técnicas principais de plantar os bolbos. Ou se coloca a terra toda e se faz um buraco da profundidade a que se quer o bolbo, ou se faz uma base, coloca o bolbo e despeja-se o resto da terra. Optamos pela segunda aqui, por o bolbo ser muito gordo. Tem de se ter cuidado para o ponta ficar voltada para cima.




Esta foto é só para mostrar as luvas ;)
Não esquecer de comprar boa terra e desfazer os torrõezinhos. Se a terra não permitir uma boa irrigação ou acumular água, os bolbos apodrecerão.

Com sorte, será isto que obteremos em Março /Abril. A minha mãe apaixonou-se pela vermelha, mas eu achei a preta/castanha mais mimosa, por as flores serem pequeninas.
É importante guardar as embalagens, não só porque têm as instruções de plantação e tratamento, mas também para averiguar quem tem os melhores bolbos e poder reclamar se a coisa borregar.
Sugestões de marcas que aqui ainda não fiz. SomElite é holandesa e já tem dado bons frutos cá em casa. No aeroporto de Amesterdão, há outra marca muito boa, Aviflora.

6 comentários:

Gi disse...

Se nada daí sair estás frita!

Precious disse...

Quem está frita, nesse caso, é a SomElite, que leva mesmo com reclamação. Tive o cuidado acrescido de guardar as embalagens por isso mesmo.

Hannah disse...

Já sei que blogue visitar quando for plantar os meus coentros e a salsa ;)

Precious disse...

Por acaso, também temos tido colheitas bem sucedidas desses dois espécimes. Mas ervas aromáticas é mais o campo da mãezinha.

Anónimo disse...

E foi só esses bolbos que trouxeste do aeroporto do Amesterdão?

Precious disse...

Estes bolbos vieram do Continente do Vasco da Gama, os Capuchinhos Vermelhos do Horto do Campo Grande, uma vez que não passo pela terra das tulipas há uns tempitos.
Mas esclareço a minha cara Noiva, que mesmo que passe em Amesterdão, a semente de Cannabis não é vendida no aeroporto (apenas nos mercados e lojas de souvenires) e a escriba não tenciono meter-se em sarilhos, trazendo produtos não kosher ;)