quinta-feira, novembro 16, 2006

Homo omnivorus ist (e se puder comer uns Big Macs regados a Coca-cola pelo caminho ainda melhor)


Tenho uns hábitos alimentares peculiares. Ao contrário do gajedo do meu género (o feminino, bem entendido), eu não como saladinhas, nem fico cheia quando como uma ervilha. Eu seria uma mulher satisfeita se pudesse comer lasanha à segunda, hambúrguer duplo de queijo na terça, cozido à portuguesa na quarta, piza na quinta e uma coisa qualquer com queijo derretido na sexta. O que me impede de fazê-lo não é a linha, porque racionalmente estou-me a borrifar para o facto de vestir o 42 ou o 46 e porque até dizem que os gajos gostam de um bocado de chicha em cima dos ossos (o que, a bem da verdade, também me passa ao lado). O que me impede de me empanturrar à vontade é mesmo o estupor do colesterol. Sim, a mesma entidade maléfica que me obriga a ir ao ginásio (nome moderno de câmara de tortura).
A ideia de ter um ataque qualquer e ficar-me a babar assusta-me um bocado, razão pela qual, de vez em quando, como qualquer coisa um bocado mais saudável.
Já tentei, a sério que sim, comer sopa ao almoço, para ser saudável e gastar pouco dinheiro. Só consigo quando vou ter com amigas comedoras de sopa, e mesmo assim só depois de elas se recusarem a ir a qualquer sítio onde haja comida de jeito. A sopa para mim é uma coisa incompreensível. Um líquido que se come, do que havia o pessoal de se lembrar…
Quando almoço sopa, vejo-me forçada a comer mais alguma coisa, geralmente mais substancial, sob pena de andar comer o material do escritório por volta das 15h. Lá está, da mesma forma que o peixe não puxa carroça, a sopa, por maioria de razão, também não.
E os bons dos verdes. Repitam comigo, as saladas e os legumes são para os coelhos e para os grilos. Ao contrário do que aquela tenebrosa tribo dos comedores de erva vos diz, o vegetarianismo é uma heresia que contraria a natureza humana.
O Homem é omnívoro, logo, come Big Macs. E hambúrgueres duplos de queijo, acrescento eu. Já estou como a PETA: Salve uma espécie em extinção, coma-a (isto querendo dizer que todos os animais usados na alimentação humana não sofrem perigo de extinção). Não querem que as vacas, porcos e galinhas se extingam, são animais amorosos. Vá lá, toca a comê-los.
E por fim o peixe. Eu gosto muito de peixe, a sério. Mas dentro do aquário, no mar, ou lá onde ele mora habitualmente. Peixe também não tem “sustança”, como dizem no norte. Uma pessoa almoça peixe e fica esfomeada. Uma tragédia para uma mulher de muito alimento como eu.
Para os ambientalistas, há uma boa razão para não comer peixe, a maioria das espécies está em risco, estamos a protegê-las ao não as comermos. E com o mercúrio todo que há na água não é boa ideia, isto sem falar nos xixis que criancinhas e graúdos fazem na praia. Se pensarmos bem, os peixes são é uns grandes badalhocos…
Eu fico na minha. Gosto demasiado de comida para comer demasiado saudável. Enquanto o médico não me puser de dieta, hei-de comer sobretudo aquilo que gosto e não o que devia.
Morra Marta, mas morra farta…

3 comentários:

Rute Martins disse...

Confesso sou uma das amigas comedoras de sopa... legumes... saladas... etc... mas às vezes lá marcha um peixito!!!!

Anónimo disse...

my precious friend, parabéns antes de mais pelo teu "pink blog". digamos que é um covil muito fashion de linhas e cores modernas! como também sendo uma das tuas amigas das sopas (mais do que saladas) já sabes qual a minha opinião sobre a alimentação..e isto de que a vida são dois dias e há que aproveitar não significa que se trate mal o corpo, antes pelo contrário, precisamente por ela ser curta é que se deve vivê-la com qualidade e esses "pequenos prazeres da boca" nem sempre têm os melhores resultados no nosso organismo... e além do mais a menina precisa mesmo de papar legumes e sopinha para que as suas idas à farmácia sejam por outras razões que não o folifer...;) ...eu também gosto dos famosos macSheet (desculpai a expressão) e travo uma luta diária para não cometer alguns excessos de gula, mas acredita que os resultados são compensatórios....não querendo tornar-me chata, comer saudavelmente não é assim tão dificilmente e contrariamente ao que muito boa gente pensa podes comer muita coisa, desde que com moderação, e não apenas saladas e sopas!

Precious disse...

Velvetsatine, estou contigo.

Minhas caras amigas comedoras de sopa
O motivo que me leva a almoçar convosco é mesmo a companhia e não a comida.
Se isto não é um elogio, não sei o que seja. ;)