sexta-feira, dezembro 15, 2006

GNR rules!



O título supra refere-se não à banda rock Guns ‘n Roses, mas à nossa maravilhosa Guarda Nacional Republicana.
Deslocando-me eu hoje à margem sul para fazer figura de corpo presente num interrogatório e posterior constituição de arguido, dei com uma cena que abalou algumas das minhas convicções mais enraizadas sobre esta nossa força de polícia.
Como toda a gente sabe, GNR que se preze fala com sotaque de Viseu, escreve no teclado tal como galinha depenicando milho e bebe umas “minis”. Ora hoje descobri um exemplar da espécie que contraria tudo isto.
Era um jovem agente bastante jeitoso que, pasmem, escrevia com uma velocidade mais que razoável e tinha sotaque alentejano. Confesso que não apurei o assunto das “minis”.
Isto assim não pode ser, meus amigos, isto é atacar as convicções mais profundas das pessoas. Assim não sabemos com o que contar.
Agente da GNR que se preze é bronco, bebe umas “minis” e dá uns sopapos nos detidos. Agora agentes intelectuais, a saber escrever e a dizer coisas com nexo não dá.
Isto é a juventude a dar cabo do país e das convenções estabelecidas…

PS: Alerta de piada politicamente incorrecta…
Dois tugas no deserto:
- Olha que pedra mais esquisita. Parece uma pirâmide!
Começam a escavar, sem ferramentas, e desenterram uma pirâmide enorme.
- E agora?
- Avisamos à equipa arqueológica americana. Essa malta é profissional.
- OK!
Avisam à equipa arqueológica americana que vêm com os seus jeeps, trailers, caravanas e helicópteros, cheios de aparelhos científicos.
Entram na pirâmide e reaparecem dois anos depois.
- Fogo, tanto tempo. O que averiguaram?
- É assim, responde o porta-voz dos americanos, após laboriosas investigações, averiguámos que esta pirâmide foi construída entre 1500 e 2500 antes de Cristo.
- Só? Depois de dois anos apenas averiguaram isso?
Os dois tugas, chateados, decidem ligar aos alemães. Esses sim, são muito metódicos. Vêm os alemães, entram na pirâmide, e aparecem dois anos depois.
- Então?
- Esta pirâmide foi construída no ano 2000 antes de Cristo.
- E mais?
Bom, mais nada. Estes hieroglíficos são muito complicados.Os dois tugas, muito chateados:
- Bom, a última solução é comunicar à GNR.
Chegam dois GNR, entram na pirâmide e saem duas horas depois.
- Pronto. Já está.
- Averiguaram alguma coisa?
Averiguámos que a pirâmide foi construída entre 12 de Fevereiro de 1858 e 22 de Julho de 1857 antes de Cristo, conforme as ordens do faraó Ankhetop IV, e seu arquitecto Tutmosis o Jovem. No dia da inauguração estava chuva e um grupo de sacerdotes opunha-se à inauguração, por considerar que a noite anterior houve um eclipse parcial de lua em Capricórnio ... bla bla bla ... participaram 2118 escravos não qualificados que tentaram uma revolta contra as lamentáveis condições laborais, que foi controlada no dia 5 de Setembro, com o resultado de 42 mortos e ... bla bla bla . o custo total da obra foi de 48 milhões de libras de ouro puro e 13 libras de diamantes ... bla bla bla ... a esposa do faraó vestia um fato-casaco azul-turquesa de Perfilotis e ... bla bla bla .... a influência na língua pode ser comprovada no sotaque das terras altas que representavam a nobreza . bla bla bla ...
- Ena, e como conseguiram saber tudo isto?
- Bom, não foi fácil, custou-nos bastante, mas depois de uma hora de porrada, a múmia falou.

5 comentários:

Anónimo disse...

muito gira a anedota....:D espero que não haja nenhum senhor da gênêrê (vulgo GNR) a ler o teu blog....;)

Precious disse...

Como se pode notar pelo post que se segue a este, esse foi um problema que não me incomodou...

deKruella disse...

O que eu acho é que alguém do comando começou a ver os spots do Ok teleseguro e quer mostrar que afinal sempre existem agentes jeitosos, em todos os sentidos ;), e com alguma sorte vão começar a libertá-los pelas ruas ;)
Não sei é se a criminalidade entre o género feminino não aumentaria só para levar com umas algemas de um desses senhores LOL

Anónimo disse...

eh...eh...eh... já conhecia a piada (acho que cortesia da sua pessoa!) mas é sempre bom rir um pouco, especialmente num dia de greve!

Precious disse...

Oh, Kruella, não é essencial que o gajo que me algemar seja GNR e giro. Basta que a situação seja propícia a isso... (sim, ainda são os vapores da caipirinha)

Sim, Tiazoca, piadas com porrada é mesmo comigo, sobretudo em dia de greve.