segunda-feira, dezembro 04, 2006

Lucubrações à volta do tema nozes e instrumentos que as quebram…




Confesso que não me apetece muito estar a escrever este post, preferia estar a dormir, a babar-me e ressonar. Mas como o ressonanço era capaz de dar estrilho aqui no escritório e não quero que o meu fiel público fique desiludido com a falta de atenção que lhes dou, cá vai o post prometido a semana passada.
Se bem se recordam, a semana passada manifestei aqui a minha estranheza por no Ballet Quebra-nozes não figurar qualquer instrumento utilizado para quebrar nozes. Após uma pequena pesquisa, lá dei conta que os quebra-nozes de certas partes do mundo não são iguais aos nossos. Ora podem ver supra um exemplo de cada um deles. Aquilo para mim são soldadinhos. E aparentemente as nozes são partidas com a boca dos bonecos. Whatever...
Que se pode esperar de um ballet de fadas, onde o dito quebra-nozes serve como brinquedo a uma criança e luta com uma ratazana gigante?
Uma enorme abundância de criancinhas na matinée, soltas da jaula especialmente para esta ocasião. Eis algumas pérolas que se ouviram nesse dia:
“Oh, mãe, é a fada da Floribella”
“Oh, mãe, aquele boneco é a sério?”
“Olha, este é que é sério.”
Havia mais exemplos a dar, mas não tendo tomado notas, esqueci-me de alguns comentários, que devo dizer foram constantes durante toda a actuação. Aliás, algumas criancinhas (e adultos com idade para se saberem comportar) só fizeram o favor de se calar no intervalo e no fim.
Por outro lado, foi a primeira vez que vi assobiar e bater na cadeira durante uma actuação de ballet. Fiquei tão confundida que pensei por momentos que estava no estádio da Luz a assistir ao Benfica - Marítimo.
Será que foi o quebra-nozes que finalmente me vai fazer desistir de ver Ballet? Talvez não. Confesso que nunca vi o lago dos cisnes e gostava. Nem que seja porque sempre que vou ver Ballet, me engano no nome da actuação e digo sempre Lago dos Cisnes. Pelo menos dessa vez, não haveria lugar a enganos. E God willing, haverá também menos criancinhas a fazer barulho…

PS: Mais dados sobre o Quebra-Nozes para termos uns leitores de blog bem informados e cultos. Chama-se em russo Щелкунчик, baseia-se numa história de Hoffman chamada o Quebra-nozes e o Rei Rato, foi adaptada por Alexandre Dumas e musicada por Tchaikovski com base no libreto de Marius Petipa. É um ballet muito apreciado por crianças (a sério? Aposto que não adivinhavam mesmo tendo lido aquilo que escrevi mais acima) e muito popular na altura do Natal.

3 comentários:

Anónimo disse...

Então? Esquecemo-nos de referir a actuação dos Noddys!!!
Eu nunca tinha visto o QN, mas confesso que não é dos meus bailados favoritos… Mas valeu a pena pelo 1º bailarino – aquelas pernas!!! OK, não era o Mikhail Baryshnikov, mas não estava nada mal…

Anónimo disse...

vi o quebra-nozes pela companhia nacional de bailado e não fiquei a morrer de amores..., tinha visto antes também da mesma companhia a dama das camelias e adorei, acho que é a história mesmo e as personagens que não têm muita piada, ou a criança que há em mim já é demasiado crescida para gostar desta famosa e tão apreciada história...

Precious disse...

Não, Tiazoca, não me esqueci dos Noddys, as crianças é que não os mencionaram. Não me debrucei na minha interpretação da coisa, talvez noutra ocasião o faça.
E, 4+1, a companhia que actua também tem muito que se lhe diga. Tenho ideia que talvez tivesses gostado desta versão.