segunda-feira, janeiro 22, 2007

O Último Papa


Acabada que está a leitura do "Último Papa", cá vai a mini-crítica.
Confesso que as expectativas deste livro eram relativamente baixas, se bem que a curiosidade era muita.
A história anda à volta do mistério que rodeou a morte de João Paulo I, que só se aguentou no poleiro 33 dias. Há uma teoria da conspiração, envolvendo o Banco do Vaticano, Portugal e portugueses, a Maçonaria, a Máfia e finanças mal amanhadas.
Não é tão intrincado como o Código da Vinci, que tem uma teoria mais rebuscada, mas também mais interessante e fascinante. Tem a vantagem de ser muito mais verosímil porque, em última análise, o que está em questão é o vil metal.
O autor tem uma forma peculiar de escrever, começando uma frase, fazendo um ou dois desvios pelo meio, e depois, concluindo a primeira ideia. Não fosse a data de nascimento da contracapa e eu diria que é um geminiano consumado. Ao contrário do que o meu comentário possa fazer crer, isto não dificulta a leitura, pelo menos a minha.
Quem o comprar e/ou ler, fique avisado que deverá haver uma continuação num futuro não muito distante. O fim assim o indica.
Se gostaram do Código da Vinci e do Anjos e Demónios, devem gostar deste.
Entretanto, já comecei o Eldest, que saltou a vez do Edgar Allan Poe, que, por sua vez, saltou a carrada de livros que estavam em lista de espera. Talvez nas férias de Verão haja tempo para dar conta da biblioteca pendente.

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu tb ando curiosa para ler esse livro...lá hei-de chegar...com paciência ;)

Anónimo disse...

Como eu devo ser a única pessoa que ainda não leu “O Código Da Vinci”, não sei qual o género comum a ambos livros.
De qualquer modo folgo em saber afinal o livro não é assim tão mau… Se não, para a próxima levas com um livro do Nicolas Sparks! :-)

Muse disse...

Eu tb ja o li e confesso que gostei mesmo mto!!

Não estava À espera de tanto!

E posso dizer-te já que os direitos do livro ja foram comprados pra cinema em Hollywood!!!!!

Agora estou a ler o "Codex 632" do Jose Rodrigues dos Santos e também estou a gostar bastante...

Ja tenho em cima da cama à espera o "A Filha de Deus" de Lewis Perdue...

e provavelmente a seguir será "A Formula de Deus" do José Rodrigues do Santos outra vez, que é com a mesma personagem do Codex

Precious disse...

K, posso emprestar-to. É uma calhamaço e por isso imagino que não custe tão pouco quanto isso.

BC, o género é policial/religioso/teoria da conspiração. E se me deres Nicholas Sparks, vais sofrer as consequências.

Muse, eu também fiquei surpreendida. Curiosamente não achei piada ao Codex, achei demasiado conhecimento a martelo e as partes pessoais do narrador eram um bocado fantasiosas demais.
Depois diz-me o que achaste da Fórumla de Deus. Estou hesitante depois de não ter apreciado lá muito o Codex.