sexta-feira, fevereiro 09, 2007

É já em Julho



A notícia tem cerca de uma semana, mas acabei de saber agora. O último livro da série Harry Potter é publicado em 27 de Julho deste ano.
Apesar de ainda nem existir fisicamente, já bateu o record de vendas da Amazon. O número é antigo, porque já deve ter vendido mais uns milhões entretanto, mas falava-se há tempos de seis milhões.
Sou grande fã do Harry. Achei piada aos três primeiros livros, mas foi a partir do quarto que a coisa animou realmente e deixámos o campo da literatura infantil. Vou ver os filmes todos e achei o último (Cálice de Fogo) muito bem apanhado, nem que seja por mostrar as personagens como verdadeiros adolescentes que agora são.
Mas, raios, ninguém me apanha a pagar hoje o que só receberei em Julho, sobretudo, quando a Fnac, Bertrand e afins vão ter o livro à venda no dia em que sai. Também ninguém me apanhará a fazer fila à meia noite do dia da edição. Ir na manhã seguinte significa que terei o livro prontamente, sem necessidade de perda de tempo em filas, nem necessidade de aparecer na televisão (coisa que me mortifica um bocado).
Isto não significa que não dedique a minha inteira atenção ao livro nos dias seguintes à compra. Aliás, esse fim-de-semana não deixará de ser quase exclusivamente dedicado à sua leitura. Isto deve-se ao facto de eu ser fanática? Não é bem isso. Digamos que detesto desmancha-prazeres que contam a história antes de eu ter tempo de a ler. E nós sabemos bem que este tão aguardado livro vai dar muito que falar em todos os meios de comunicação e há-de haver uma alimária a dar pistas ou a contar mesmo o final. Lendo-o no mesmo fim-de-semana elimina quase completamente esse risco. Caso contrário, podem crer que esperaria que saísse em capa mole, que é o que faço para todos os meus autores preferidos.
E pronto, começa a contagem decrescente. Até Julho, faltam uns meros cinco meses e uns diazitos.

9 comentários:

Anónimo disse...

Cá estou, sempre desfasada dos grandes êxitos… Nunca li “O Código Da Vinci” e só li o primeiro livro do Harry Potter… mas vi os filmes, serve??? :-)

Anónimo disse...

É verdade, se não tou em erro foi passadas 5 horitas (record de vendas da Amazon).

Precious disse...

BC, é melhor que nada. Mas como nós bem sabemos, o livro é sempre melhor que o filme.

Tá-se, seja bem aparecido. Tens razão, era o record de horas. Deus sabe quantos milhões terão sido vendidos entretanto.

Anónimo disse...

Não acho normal que IC não soubesse ainda que o livro saía em Julho. Esse é um facto desde há muito anunciado pela JKR, não se sabia era a data definitiva. Lembro que o anterior também saiu em Julho (em 2005). Estive em Londres nesse fim de semana. Os livros estavam por todo o lado, inclusive no freeshop ao lado dos perfumes e sabonetes... Bem, lá tentei resistir à tentação de não comprar o livro em terras de Sua Magestade, mas não consegui. Os livros anteriores tinham sido todos comprados em primeira edição, mesmo o primeiro quando o Harry ainda era um ilustre desconhecido. Bem, isto para dizer que não resisti a ter uma primeira edição em capa dura, na língua nativa. Claro que a aventura custou £13,00 quando no Jumbo custava bem menos. Aguardo com ansiedade o desfecho da saga, bem sabendo que este é o mais sombrio e triste de todos.Espero também que a JKR não tenha realmente morto o Albus ou que o faça ressuscitar com algum feitiço ou poção.

Precious disse...

Ena, Butterfly, deves mesmo ser fã do Harry para escreveres um comentário tão grande. Mas isto não é uma crítica, continua a comentar em grande.
Custa-me a crer que o Harry custe mais na Inglaterra do que aqui, a não ser que estejas a comparar a versão inglesa capa dura com a versão portuguesa capa mole.
A verdade é que estes livros, como muitos outros (para não dizer todos), sofrem muito com a tradução, motivo pelo qual prefiro sempre a versão original.

Anónimo disse...

Aprovieto para comunicar que estarei em Londres na semana do Carnaval e aceito encomendas de V. Exª.

Precious disse...

You are most kind, dear lady. Vou ver na minha lista e logo faço uma encomenda.

Anónimo disse...

Curiosamente...só li o primeiro liro e o segundo do H. P., em versão infantil e em Francês :(. Foi para testar se ainda percebia/conseguia entender a Lingua. Agora acho que ja posso ler a versão para adultos.
No entanto vi todos os filmes e achei que estavam muito bem feitos.

Precious disse...

K, espero que tenhas noção que quando falo de versão para adultos, o livro continua a ser o mesmo, só muda a capa que é mais discreta.
Espero não ter destruído algumas ilusões a este respeito. ;)