sexta-feira, março 09, 2007

Britlândia em Tugaland

Como os simpáticos leitores deste blog já devem ter reparado, eu sou uma rapariga que se desloca muito no seu trabalho. Sou o que se chama uma advogada todo terreno, advogada sobre rodas e sobre carris e ultimamente, também tenho sido muito advogada com asas.
Esta semana, calhou vir aos Algarves, de onde vos estou a postar, e para um processo-crime. Se a primeira parte da premissa é normal, a segunda é altamente invulgar porque faço poucos processos criminais puros.
Mas não é de nada disso que vos vou falar. Vou mesmo é bater no Algarve, ou como eu gosto de lhe chamar, Britlândia em Tugaland. Desculpem lá, mas são dois dias que passei aqui, têm de dar o desconto.
Quando é que vendemos isto aos ingleses, alguém me saberá dizer? Sim, decididamente, não é em Portugal que estou agora.
Quando é que exactamente isto se transformou num parque de diversões gigante? Sim, podia ser um paraíso anglófono, mas ter jeito como região. Não, tudo é exagerado, tudo é pensado como uma caricatura.
E não vou embirrar com as placas bilingues, nem com as que começam pela expressão em inglês. Porque raio é que estando nós em Portugal há placas que só estão escritas em inglês?
E ainda por cima, tinha de nos calhar os ingleses, esse povo tão simpático, que faz um esforço tão grande para se adaptar ao sítio onde está, aprender umas expressões na língua do local e que não acham nada que somos do terceiro mundo. Fish and Chips no Algarve? Claro, eu vou para a Croácia a pensar que vou comer o belo do cozido à portuguesa ou umas tripas à moda do Porto. Aliás, a pessoa viaja com a ideia de encontrar exactamente aquilo que deixou no país. Será?
Mas a minha grande questão é: sendo isto como é e havendo o Alentejo mesmo ao lado, ainda não contaminado (pelo menos na generalidade e ao mesmo nível que aqui), porque é que a tugaria insiste em vir em peso para aqui no Verão?
Para mim, este é um dos grandes enigmas da humanidade...

14 comentários:

lovely disse...

Só fui 1 vez de férias para o Algarve e bastou-me para toda a vida. Detestei. Só ouvia inglês por toda a parte, é tudo muito caro e os portugueses são tratados como clientes de 2ª.

Anónimo disse...

Eh pá... mas antes isso do que em espanhol! Em Braga, já entrei numa loja (há muito tempo, antes de haver 'euro') onde o Tuga da loja me disse o preço em... pesetas! Relembro que eu também sou tuga, a loja era tuga, numa cidade tuga, etc...

Precious disse...

Ámen a tudo, Lovely. É exactamente a minha experiência.

Crow, sendo em Tugaland, não importa em que língua é, se não for em português. É Tugaland, fala-se português e acabou. Podes obviamente dar um jeito quando percebes que a pessoa não percebe a língua, mas até lá é sempre em português.

Anónimo disse...

É ridículo mesmo! Mas o mais ridículo é o nome dos bares e cafés nas duas línguas! Bah

Anónimo disse...

" porque é que a tugaria insiste em vir em peso para aqui no Verão?"

O problema é esse, a tugaria SÓ LÁ VAI vai no Verão.

deKruella disse...

A única coisa que me ocorre para explicar a romaria é que as águas são mais quentes...deve ser por isso! No entanto não se justifica eles tratarem o pessoal como pessoas "non gratas"

Anónimo disse...

Algarve... Beefs... Nem pensar! Nem pensar gastar os meus euros em férias no Algarve quando pelo mesmo preço (ou ainda menos) vou para o estrangeiro! E os ingleses são de facto uma raça ignóbil - eu conheço um exemplar casado há 15-QUINZE!!! anos com um portuguesa e a única coisa que sabe dizer é "grandes mamas"...

PS: The Crow, ainda vais ser castigado por essa tua xenofobia com os espanhóis...

Precious disse...

Kitty, fosse só isso, mas é tudo.

Não concordo, Migvic, acho que o problema é mesmo a vontade de querer à força toda agradar aos ingleses.

Sim, Kruella, a questão é que as praias são boas (não que eu tenha opinião porque não gosto de praia). Mas há praias boas noutros sítios, sem tudo o resto que rodeia esta região.

BC, achei piada ao facto se bateres nos ingleses para a seguir criticares a xenofobia do Crow. Não será a mesma coisa? ;)
Para mim, entre uns e outros, venha o diabo e escolha.

Anónimo disse...

miss precious

Têm que agradar que lhes dá a ganhar, e não são os tugas, que lá vão só no verão e comem em casa.

Agora, não acho bem os menus do restaurantes estarem só em inglês, mas isso cabe ás autoridades.

Se pudesse, era um dos sitios onde iria morar ( apenas no Inverno ).

Precious disse...

Migvic, mas isto é levar o agrado longe demais. Não se pode perder completamente a nossa identidade.
Não acho mal o bilingue, que me dá muito jeito quando vou para o Leste da Europa, mas que no nosso país, a nossa língua que apareça primeiro.

Anónimo disse...

Nã... não é a mesma coisa! ;-) É que eu não entendo porque é que o The crow não gosta de espanhóis e no entanto gosta de mim! ;-)

Precious disse...

Vamos discordar neste ponto, porque não sendo a mesma coisa, os espécimes médios (há excepções) são ambos igualmente irritantes.
E tu tecnicamente não és espanhola, mulher, tens a mania que és. ;)

toma lá Fresquinho disse...

porque a tugaria curte molhadas e confusão e massas humanas e filas e tal !!

mas quanto ao facto de vender o algarve aos ingleses ? já tá vendido ! a ingleses e irlandeses e escoceses .

a maioria dos empreendimentos que estão a ser construidos no algarve actualmente é para vender LÁ FORA ! o tuga nem os cheira!

Vilamoura, metade tá vendida a ingleses e espanhóis!

O algarve já não é nosso !! não se iludam!

Precious disse...

Bem-vindo/a, Toma lá Fresquinho.
Infelizmente acho que tens razão, excepto no ponto de Vilamoura. Certamente que serão 2/3 ou 3/4 vendidos aos estrangeiros, sejam eles ingleses, espanhóis ou alemães.