sexta-feira, março 28, 2008

Uma coisinha chamada civismo...


"At Twickenham, I discovered why the train was so long and so empty. The platform was jammed solid with men and boys in warm clothes (…) obviously a rugby crowd from the Twickenham grounds. They boarded with patience and without pushing, and said sorry when they bumped or inadvertently impinged on someone’s space. I admired this instinctive consideration for others, and was struck by what a regular thing is in Britain and how little it is noticed".

Notes from a Small Island de Brill Bryson


Confesso que me agradou andar no metro sem empurrões e de estar em contacto com pessoas educadas e com sentido cívico. Nesse ponto, confirmo que tenho a mesma opinião que este escritor.

Mas tenho ideia que a experiência do Sr. Bryson seria diferente, caso a multidão que invadiu o comboio viesse de um jogo de futebol...

6 comentários:

Maria Felgueiras disse...

Os Ingleses ficam completamente possuídos por causa do futebol, mas é um facto que a experiência de andar de metro em Londres não tem nada a ver com a experiência de andar de metro na nossa capital...

Anónimo disse...

Quando lá estive, uma das coisas que me fascinou foi exactamente esse ponto - o civismo. Achei que os bifes, apesar de não serem "calorosos", têm civismo e até são prestáveis. É sempre bom ter um bocadinho de organização nas coisas.

Precious disse...

Não é só em Inglaterra que as pessoas ficam possuídas por causa da bola, Velvetsatine. E espero que não seja só lá que há mais civismo.

Crow, eles são muito educados, pode dizer-me mesmo afáveis. Nas lojas, olham para as pessoas, cumprimentam. Já perdi a conta aqui em Portugal à quantidade de gente que, entro eu na loja, não lha para mim, nem diz nada.

Anónimo disse...

Pois, concordo. não é à toa que o fenómeno do hooliganismo ganhou maior expressão em Inglaterra, pelo menos há umas décadas atrás. Mas a bola dá a volta ao miolo do pessoal. Tirando isso, os bifos são muito civilizados, sim.

Anónimo disse...

Ola! Estou fazendo um trabalho sobre a Croácia e vi que voce esteve lá em 2007, gostaria de saber se você pode me mandar algumas fotos.
Meu MSN é lettyz_in_love@hotmail.com
Meu email leticialage@uol.com.br

Precious disse...

Afrodite, é uma questão de média, o inglês médio é educado.

Letícia, sirva-se das fotos que lhe agradarem no blog, dou-lhe autorização para as utilizar. Boa sorte para o seu trabalho.