terça-feira, setembro 09, 2008

O melhor e o pior de Bruxelas

Estas fotos ilustram o que para mim é o melhor e o pior de Bruxelas.




Sobretudo nas duas primeiras fotos, fica patente o pior, que é, sem dúvida, o tempo.





Mas o melhor também se torna óbvio, é a arquitectura variada e simpática das casas da cidade. Aparentemente, para os belgas, é muito importante que a sua casa seja diferente da do vizinho.



Estas fotos foram tiradas meio caminho entre os edifícios da UE e o centro da cidade. O pessoal chamou-nos malucos por fazermos o caminho a pé, mas nós achamos que uma cidade se conhece, caminhando pelas ruas e não só indo aos locais dos monumentos.


Esta última foto já foi tirada num local diferente. É um edifício Art Nouveau do arquitecto belga Victor Horta. A capital tem alguns belos exemplos deste estilo do mesmo arquitecto, mas destruiu muitos nos anos 50 e 60, o que não me parece ter sido de todo uma ideia assisada.


7 comentários:

Gi disse...

Numa 1ª abordagem aos países, nunca me enfio em nenhum monumento; ando e ando e ando a pé;
Se houver tempo, então sim!
Senão, fica para a próxima.
Museus e afins são mais ou menos a mesma coisa em todo o lado, mas isto sou eu que não sou nada erudita, claro!

Noiva Judia disse...

Eu que gosto de céus cinzentos, não reclamaria desse aspecto... pelo menos, enquanto não decidissem "verter águas". Gosto muito desse tipo de arquitectura. era o que já me tinha fascinado na Holanda.
Victor Horta... O gajito é luso-descendente, não?

Precious disse...

Como a Gi, eu também gosto de começar por um passeio exploratório, mas geralmente o plano de ataque é escolher alguns pontos a não perder, organizá-los por proximidade e depois, fazer o máximo possível de caminho a pé.

Noiva, eu não gosto de céu nublado sobretudo porque isso significa que vai cair água a qualquer momento. De resto não tenho nada contra, e aqui nas fotos até ficou muito giro o contraste (e não chegou a chover neste dia).
Ainda não fui investigar o Sr. Horta. No museu de banda desenhada, falou-se dele (o edifício era da autoria do senhor) mas a guia não sabia dizer se era descendente de tugas. Dado o nome do senhor, acho difícil que não tenha ascendência tuga.

fenix disse...

lembro-me deste ultimo edificio...

Precious disse...

É ntural, Elsa, não só é muito bonito, como aparece nos guias. Além disso, está ao lado do museu mais famoso lá do burgo.

Eumesma disse...

Mesmo debaixo de céu carregado (lá deve se dificil não o apanhar) , a arquitectura é sempre bonita, completamente diferente da nossa.
E si, uma cidade só se conhece a pé, porque os monumentos também são importantes, mas os pormenores muitas vezes estão nas ruas.

Se tivesse ido só aos monumentos não terias conseguido estas bonitas fotos. :-)

Precious disse...

É certo que a beleza de uma cidade não desaparece com o mau tempo, mas um céu azul e luz fazem muito pela apresentação da arquitectura.
E sim, se não fosse o patilhanço, não havia as fotos de insólitos dos blogues.