terça-feira, outubro 27, 2009

Plantação 2009 - 1ª fase



Eis-nos chegados novamente aquela altura do ano em que damos largas aos nossos dotes de jardinagem. A fase de plantação de bolbos de tulipa, narciso, jacinto e crocus começou em Setembro e estender-se-á até Dezembro.
Este ano, a plantação será a três fases e ilustro já aqui a primeira.
Este ano, teremos tulipas da variedade capuchinho vermelho. Admiração das admirações, são vermelhas e minorquinhas. Para grande pena da escriba, não se fazem acompanhar por um cesto de bolos…
Comprámos um pack com bolbos, terra e barriquinha, porque estes eram os bolbos com melhor aspecto.





Já aqui demonstrei como a coisa é feita, ver http://ocovildemissprecious.blogspot.com/2008/12/guia-prtico-para-ter-uma-plantao-de.html?zx=2fdf7b6b3d1949a9.
Desta feita, usámos o DN de ontem para evitar sujar de terra a mesa da sala. Porquê o DN e a mesa da sala, perguntarão vocês? O DN, para as nossas tulipas serem umas plantinhas bem informadas, a mesa da sala, porque era o lugar com mais luz e queríamos imortalizar devidamente o procedimento.
Este kit facilita um pouco a vida, pois traz já quase tudo o que é preciso. Aqui vêm a minha mãezinha a colocar a terra na barriquinha (sim, ela quis aparecer no blog, está a ficar à fama).




Como a barriquinha é canina, tivemos de infringir a distância de segurança dos bolbos, tanto em altura como em largura. Contudo, pensamos que não será muito traumático, pois são bolbos pequenos e de planta de interior, além de que, assim, não terão frio no Inverno.




Ainda no domingo, demos conta que a terra do pack não chegava para cobrir os bolbos como eles mereciam. Por isso, no dia seguinte, tivemos de comprar terra para os cobrir e aconchegar melhor.
Sim, têm de estar escondiditos, para não serem vistos pelo lobo mau…



Eis o produto final, devidamente irrigado e acompanhado da embalagem para se ver o que se espera do produto final.
Devo dizer, face ao fracasso “tulipeiro” do ano passado, que estes bolbos carregam muita esperança e que a vossa escriba ficará muito zangada se a colheita fracassar.
Um fracasso na colheita terá como consequência o produtor dos bolbos levar com uma queixa pela tromba abaixo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Pelo aspecto dos bolbos, continuo a achar que vai sair daí uma colheita de cebolas! E olha que eu percebo disso, porque era espectadora assídua do TV Rural do Eng. Sousa Veloso, hehe!

Gi disse...

Estava para te perguntar quando haveria aqui nova sessão de jardinagem. :)

Quem jardinou não foste tu.

Precious disse...

Noiva, não azarar as minhas capuchinhas vermelhas, por favor, este ano, isto tem de correr bem.

Errado, Gi, quem jardinou fui eu, com a colaboração da minha mãe. As tarefas que exigem duas mãos, ou não foram imortalizadas (não havia terceira mão) ou tiveram de ser levadas a cabo pela mãezinha para poder ser imortalizadas. Mas a mão enluvada e a mão da última foto são a minha mão esquerda ;)

Sandrine disse...

Estou desejosa de ir comprar as coisinhas e matar (ups... plantar)n uns bolbinhos todos giros :D

Precious disse...

Não vais matar as plantinhas, Sandrine, se seguires as indicações e escolheres bolbos saudáveis.
E eu também não deixo que as mates. E bato na tua vaca, se ela as matar ;)